Dados do Trabalho


Título

A importância da intervenção psicológica no processo de transplante renal: prevenção de agravos mentais

Introdução

Eventos estressores, como internação prolongada, e privação de atividades reforçadoras são variáveis importantes para desenvolvimento ou agravo de transtornos mentais, se faz necessário discutir a importância das intervenções psicológicas no contexto do transplante renal.

Material e Método

O objetivo deste trabalho foi apontar possíveis benefícios da intervenção psicológica com pacientes em processo de transplante renal (pré e pós). Foi realizado um levantamento de técnicas e intervenções psicológicas possíveis de serem executadas antes e após o transplante.

Resultados

Anteriormente ao transplante, o psicólogo pode intervir através de avaliação psicológica, verificando as condições do paciente para o procedimento, bem como realizando psicoeducação sobre o procedimento e suas implicações, a fim de fornecer maior autonomia para o paciente decidir sobre seu tratamento e reduzir presença de sintomas ansiosos frente a situações desconhecidas. Antes e após o transplante, o psicólogo pode oferecer um ambiente seguro para que o paciente relate seus desejos e aflições, auxiliar na comunicação com a equipe hospitalar e familiares, e colaborar para melhor adaptação à internação. O psicólogo também pode atuar favorecendo a reinserção do paciente no ambiente extra-hospitalar, auxiliando na percepção dos papéis que o indivíduo ocupa além de paciente.

Discussão e Conclusões

Ainda que muito desejado e comprovadamente trazendo melhora na qualidade de vida, o transplante renal traz com ele uma série de eventos estressores que pode trazer um adoecimento ou agravo mental. A psicologia com toda sua possibilidade de atuação é uma ferramenta importante para auxiliar o paciente nesse processo, minimizando os riscos de transtornos mentais.

Palavras Chave

transplante renal; psicologia hospitalar; psicologia aplicada.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA VIVIANI , CAROLLINE MARA VELOSO RANGEL , ELEN ALMEIDA ROMÃO