Dados do Trabalho


Título

Implantação e resultados da CIHDOTT de um hospital privado do Noroeste Paulista

Introdução

A criação das CIHDOTTs é obrigatória naqueles hospitais públicos, privados e filantrópicos que se enquadrem no perfil descrito nos regulamentos. Diante disso, entendeu-se a necessidade da implantação da CIHDOTT que ocorreu em 2016, com o apoio da alta gestão da instituição. Entende-se que a educação tanto pública, quanto profissional, é essencial nesta temática com vistas à capacitação de órgãos e eficácia dos transplantes.

Material e Método

Estudo retrospectivo, descritivo, a partir de 2016 com a implantação de uma CIHDOTT em um hospital privado.

Resultados

O primeiro caso ocorreu cerca de dois meses após o ato de nomeação e permanece até os dias atuais. A taxa de cem por cento de aceitação pode ser atribuída ao vínculo e comunicação que antecede a abertura do protocolo, realizando acolhimento as famílias e devidos esclarecimentos referente ao diagnóstico de morte encefálica, além do acompanhamento do psicólogo da comissão atua na unidade de terapia intensiva e comode rotina vai estabelecendo uma relação de confiança, que é fortalecida e cada momento emocional da família é respeitado e evolui dentre as cinco fases do luto para chegar à aceitação do fim da vida e da doação de órgãos.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que é necessário capacitar os profissionais envolvidos no processo de diagnóstico de morte encefálica e da CIHDOTT, desenvolver ações e implantar rotinas institucionais com foco cliente, dentre eles o acolhimento, esclarecimentos dos processos e auxilio no enfrentamento do processo de luto. Certamente a estruturação da instituição proporcionou resultados excelentes.

Palavras Chave

aceitação; implantação

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Hopsital Unimed de Araçatuba - São Paulo - Brasil

Autores

Alisson Luis Moraes Bonfietti, Josiani Wueslai Costa Galhego, Marilena Fugiko Ninomya , Regiane Sampaio, Vilma Neres Shinsato