Dados do Trabalho


Título

RECUPERAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL APÓS REJEIÇÃO DE ENXERTO DE RIM EM TRANSPLANTE COMBINADO DE FÍGADO E RIM EM PACIENTE COM SÍNDROME HEPATORRENAL

Introdução

A Síndrome Hepatorrenal (SHR) é uma complicação comum em pacientes com cirrose (presente em cerca de 8%), caracterizada por vasoconstrição renal, que leva a redução da perfusão renal com baixa taxa de filtração glomerular (TFG), sendo o Transplante combinado de fígado e rim (TCFR) o tratamento de escolha para pacientes com SHR com mais de 8 semanas de hemodiálise.

Material e Método

Revisão retrospectiva do prontuário do caso.

Resultados

Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 56 anos, portador de cirrose alcoólica com ascite volumosa e encefalopatia hepática persistente adentrou no serviço com creatinina 1,1mg/dl evoluindo para 5,9 mg/dl e com oligo-anúria, evidenciando rápida insuficiência renal dialítica sendo diagnosticado SHR , indicado transplante combinado de fígado e rim (TCFR) . Após 3 meses, foi submetido ao TCFR, o qual o doador compatível era um paciente jovem de 18 anos. Dois dias após o transplante (Tx) o paciente evoluiu com trombose da artéria renal e rejeição do enxerto renal, sendo então submetido à nefrectomia do enxerto. No pós-operatório, ao contrário do esperado, paciente evoluiu com a recuperação da função renal, até então, insuficiente.

Discussão e Conclusões

Evidências demonstram que pacientes com creatinina sérica>1,5mg/dL por 12 semanas ou mais antes do Tx isolado de fígado tem uma maior chance de evoluírem para hemodiálise 3 anos após a cirurgia. As principais complicações vasculares nos pacientes submetidos à Tx de rim concordam com o caso apresentado principalmente pela prevalência dos casos de trombose da artéria renal (1%). O caso surpreende pela recuperação dos rins afetados mesmo após a rejeição do enxerto e por estar dentro dos critérios que previam a não recuperação da função renal caso fosse realizado um Tx isolado de fígado.

Palavras Chave

Síndrome Hepatorrenal, Transplante Hepático, Enxerto Renal

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil

Autores

Madalena Maria Silva Coutinho, Carlos Eduardo Lopes Sores, Maria Daiana Nunes de Souza, Lessandra Muniz Diógenes de Lemos, Giovanni Lucas da Silva Gonçalves, Gustavo Rego Coelho, José Huygens Parente Garcia