Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS DOADORES DE CÓRNEA NO ESTADO DA BAHIA

Introdução

Com o crescente número de pacientes que aguardam na fila de transplante de córnea, é imprescindível que seja reduzido o tempo de espera por um transplante, aumentando o numero de doadores efetivos. Fez-se necessário traçar o perfil dos doadores de córnea no Estado da Bahia, para contribuir na elaboração de estratégias e políticas públicas voltadas para o aumento das doações.

Material e Método

Trata-se de estudo quantitativo, exploratório, descritivo com dados retrospectivos, no período de Janeiro de 2017 a Dezembro de 2018. Os dados foram registrados e compilados em banco de dados, coletados a partir dos prontuários dos doadores disponíveis nos arquivos da Central de Transplantes da Bahia. As analises descritivas foram apresentadas sob forma de gráfico no Microsoft Excel.

Resultados

Foi analisado todas as variáveis no período de Janeiro de 2017 a Dezembro 2018 sendo confeccionado uma tabela com número absoluto nesse período de tempo. Após analise dos dados observou-se que a média de idade foi 20-59 anos sendo a maioria do sexo masculino. A causa mortis mais frequente foi Acidente Vascular Cerebral.

Discussão e Conclusões

Este estudo possibilitou identificar o perfil dos doadores de córnea, no qual poderá contribuir para definir estratégias que visem o aumento das doações de córnea no Estado da Bahia.

Palavras Chave

Transplantes, perfil doadores, córnea, doação

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central de Transplantes da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Maiana Costa Cerqueira, Mirela Jesus Andrade