Dados do Trabalho


Título

Impacto do uso de dreno abdominal no diagnóstico de complicações no transplante hepático

Introdução

O uso do dreno abdominal em transplante hepático (TH) não é um consenso na literatura. Sua utilização varia conforme protocolo adotado em cada serviço especializado. O objetivo desse estudo é avaliar o impacto do uso do dreno abdominal no diagnóstico de complicações e reoperações em até 30 dias após o transplante hepático.

Material e Método

Foram revisados os dados clínicos referentes ao uso de dreno abdominal e reoperações em até 30 dias de pacientes submetidos a transplante hepático no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal entre janeiro de 2013 e março de 2019. Os pacientes foram divididos em dois grupos: uso de dreno e ausência de dreno, sendo analisados dados referentes a indicação da reoperação, diagnóstico precoce de sangramento e fístula biliar, mortalidade em 30 dias. Considerou-se associação significativa se p<0,05.

Resultados

Foi realizado pareamento entre os grupos para que se tornassem homogêneos quanto as variáveis pré-operatórias. A análise estatística mostrou não haver diferença significativa entre o número de reoperações em pacientes que não utilizaram dreno. Além da ausência do dreno abdominal não retardar o diagnóstico precoce de sangramento e fístula biliar no pós-operatório em até 30 dias no TH, não influenciando na mortalidade no período.

Discussão e Conclusões

O uso de dreno abdominal no TH não foi associada a melhores resultados pós-operatórios quando avaliado reoperações por sangramento e fístula biliar. O benefício do seu uso não foi comprovado, porém ele não está contraindicado, ficando a critério da equipe a sua utilização. O trabalho demostrou que a ausência de dreno no pós-operatório do transplante hepático é seguro e não influencia no número de reoperações por sangramento e fístula biliar.

Palavras Chave

Dreno; reoperação; transplante hepático; transplante de fígado; fístula biliar; sangramento.

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

ANA VIRGINIA FERREIRA FIGUEIRA, ANDRE LUIS CONDE WATANABE, LUIZ GUSTAVO GUEDES DIAZ, PRISCILA BRIZOLLA DE CAMPOS, GABRIEL DE OLIVEIRA NUNES CAJÁ, NATALIA DE CARVALHO TREVIZOLI, RAQUEL FRANCINE BUNDCHEN ULLMANN, GUSTAVO DE SOUSA ARANTES FERREIRA, FERNANDO MARCUS FELIPPE JORGE