Dados do Trabalho


Título

Doação de órgãos e tecidos: Motivos de sua não efetivação

Introdução

As Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes (CIHDOTT) são fundamentais na identificação e manutenção do potencial doador (PD). O Instituto Doutor José Frota (IJF) implantou a sua comissão em novembro de 2009, considerando, que ainda na atualidade, o número de potencias doadores notificados é significantemente maior que o número de doadores objetivou-se investigar as causas de não efetivação da doação de órgãos e tecidos neste serviço.

Material e Método

Estudo descritivo, exploratório e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 1072 óbitos por Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Morte Encefálica (ME) que foram notificados no ano de 2018. Os dados obtidos foram analisados com posterior confecção de tabelas e gráficos.

Resultados

Foram realizadas 360 entrevistas, com 94 negativas familiares (26%), taxa bem inferior quando comparada a nível de Brasil (43%) no mesmo período (RBT, 2018). Dentre as principais causas de não efetivação da doação de potenciais doadores por PCR encontramos: Sepse (24%), fora da faixa etária (22%) e recusa familiar (7%). Em relação às causas por potencias em ME encontramos: recusa familiar (14%), não localização da família ou falta de identificação do PD (9%), desconhecimento da causa do óbito (3%) e sepse (3%).

Discussão e Conclusões

A recusa familiar continua sendo a maior causa de não doação de potenciais doadores por ME. Já em relação às causas por PCR encontramos a sepse, seguido de faixa etária, o que nos faz refletir sobre uma melhor assistência a esses pacientes, assim como o aumento da faixa etária para doadores de tecidos neste serviço. Este estudo nos proporcionou subsídios para elaborar estratégias que possam aumentar o número de doações efetivas e assim a redução das filas de espera por transplante.

Palavras Chave

Doação de órgãos; Enfermagem

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Instituto Doutor Jose Frota - Ceará - Brasil

Autores

ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA, ALINE ALVES BRAGA SOLON, LISIANE PAIVA ALENCAR, ALINE NABUCO MOREL, CLEIRIANE ADERALDO REIS, LUCIANA RODRIGUES VASCONCELOS, ALINE DA CONCEIÇÃO GONÇALVES NIVOLIERS, SHIRLEY MARIA DOS SANTOS, REGIANE SOUSA DA COSTA, MÁRCIA DE OLIVEIRA ALVES, LUIZA ERIKA DE SOUSA SILVA COSTA, SAMIRA ROCHA MAGALHÃES DE ALENCAR, KÁTIA MARIA RODRIGUES DE LIMA, EVELINE CHAVES FRANKLIN, VANESSA SILVEIRA FARIA, MARIA NUBIA MENDES DE OLIVEIRA DA ROCHA, HESLY MARTINS PEREIRA LIMA, MARIA VANESSA TOMÉ BANDEIRA DE SOUSA, ANTONIA RACHEL SILVEIRA SANTOS, ANTONIA DE BRITO LOPES CAVALCANTE