Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DO APOIO SOCIAL, QUALIDADE DE VIDA E DIETA ADEQUADA EM PACIENTES EM LISTA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE DE FÍGADO

Introdução

Uma dieta adequada interfere na qualidade de vida dos pacientes e num melhor prognóstico no pós transplante de fígado. Verificou-se a necessidade de avaliar o papel do apoio social no suporte ao paciente no que diz respeito à qualidade da dieta e qualidade de vida do mesmo, no período do pré transplante de fígado.

Material e Método

A pesquisa foi realizada com entrevista dos pacientes inscritos em lista de transplante de fígado de Dezembro/2016 a Junho/2017. Foram utilizados testes de qualidade de vida nas doenças hepáticas e avaliação do suporte social (LDQOL e Escala MOS). Foram coletados dados de antropometria do paciente e avaliação qualitativa da dieta (Escala Likert). As análises feitas foram das relações dos questionários com os dados antropométricos, dados de MELD e CHILD. O nível de significância adotado foi de 5% (p < 0,05).

Resultados

Ao relacionar os questionários e a presença ou não de ascite, os resultados foram significativos para a ascite presente com relação a sintomas (p = 0.0039), efeitos (p = 0.0038), concentração (p = 0.0450), preocupação (p = 0.0450) e sono (p = 0.0149). Verificamos valores significativos entre as correlações do questionário MOS para os parâmetros material, afetivo, emocional e informação com os valores de Dobra Cutânea Tríceps (p = 0.0350; p = 0.0374; p = 0.0202; p = 0.0351 respectivamente) e Interação Social com a Adequação de DCT (p = 0.0490). O Parâmetro informação foi significante com relação à qualidade da dieta (p=0.0327)

Discussão e Conclusões

Não encontramos na literatura recente estudos que aplicaram o LDQOL e avaliaram apoio social e qualidade da dieta. Concluímos que o apoio social interfere em uma nutrição adequada e consequentemente numa melhora da qualidade de vida dos pacientes no pré transplante de fígado.

Palavras Chave

nutrição, qualidade de vida, transplante de figado

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Unidade de Transplante Hepatico - Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

PAULA JULIANO LOPES, ILKA FSF BOIN