Dados do Trabalho


Título

INCIDÊNCIA DE REJEIÇÃO AGUDA APÓS O TRANSPLANTE RENAL

Introdução

A rejeição aguda é definida como uma deterioração da função renal que é acometida pelo sistema imune do receptor, o qual reconhece e ataca antígenos do doador. Manifesta-se clinicamente pela elevação abrupta da creatinina, febre, redução do debito urinário, hipertensão, dor e tensão no enxerto.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a incidência dos casos de rejeição aguda do enxerto após transplante renal.

Material e Método

Estudo retrospectivo com abordagem quantitativa. Realizado em uma unidade pós-operatória de alta complexidade em transplantes (UPAC-TX) de um hospital público terciário de Fortaleza. Amostra constituída por 26 prontuários de pacientes submetidos a transplante renal. Foram excluídos do estudo pacientes menores de 18 anos e transplantes duplos. Coleta realizada no período de junho a agosto de 2018, através dos registros de enfermagem preconizado pela ANVISA visando os aspectos relacionados à segurança do paciente. O estudo recebeu aprovação do CEP do referido hospital com número 754.462.

Resultados

Percebeu-se que dos 26 casos de rejeição aguda em adultos que foram encontrados, houve 12 casos de rejeição aguda celular (RAC) e 14 casos de rejeição aguda mediada por anticorpos (RMA), o que mostrou uma incidência 5,6%.
Em relação ao resultado da biópsia, encontrou-se que 53,8% dos pacientes apresentaram RMA. Entre os que apresentaram RAC, foi encontrado um percentual de 15,4% dos pacientes apresentaram rejeição tipo Borderline.

Discussão e Conclusões

Das rejeições agudas, foi encontrado que a RAC aconteceu com uma frequência menor que a RMA, sendo que a primeira acometeu mais homens, e a segunda foi mais comum entre mulheres. Os pacientes mais jovens foram os que mais sofreram com episódios de rejeição aguda.

Palavras Chave

Imunologia
Transplante Renal
Enfermagem

Área

RIM - Rejeição Aguda

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

AGLAUVANIR SOARES BARBOSA, RITA MÔNICA BORGES STUDART, VALESCA PAES DE ALBUQUERQUE VIEIRA, FRANCISCA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS, GLEISON RESENDE SOUSA, STEFANY PAWER TELES CABRAL, JANNAYARA DE NAZARETH DOS SANTOS GOMES, IAGO OLIVEIRA DANTAS, KALYNI SILVINO SERRA