Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DIRETA ENTRE AS SOLUÇÕES DE PRESERVAÇÃO INSTITUT GEORGES LOPEZ-1 E HISTIDINA-TRIPTOFANO-CETOGLUTARATO

Introdução

A solução IGL-1 foi desenvolvida para melhorar os resultados do transplante de órgãos sólidos. No entanto, o seguimento de transplantes com órgãos preservados com IGL-1 ainda é escasso. O objetivo é avaliar a incidência de complicações, morbidades e sobrevida dos enxertos perfundidos com IGL-1 em comparação aos perfundidos com HTK

Material e Método

Um grupo prospectivo de enxertos de fígados perfundidos com IGL-1 (n = 65) foi pareado com um grupo controle histórico de receptores cujos enxertos foram preservados com HTK (n = 130), realizados no Hospital Israelita Albert Einstein no período de janeiro de 2012 a maio de 2015. Os pacientes foram alocados de forma pareada obedecendo critérios de gravidade de doença hepática, características do receptor, doador e retransplante

Resultados

No grupo HTK, 52 pacientes (40%) exibiram DPE e NFPE versus 20 pacientes no grupo IGL-1 (31%)(p = 0,208).
O grupo HTK apresentou maiores médias de transfusão de crioprecipitado (p = 0,0064) e de lactato sérico no 1° dia pós-operatório (p = 0,0099), maior incidência de complicações vasculares (11% vs. 2% p = 0,0226 ) e menor incidência de infecção (7% vs. 28% - p <0,0001).
Os pacientes do grupo IGL-1 apresentaram menor média de AST e ALT no 1° e 2° dia de pós-operatório e menor ALT no 7° dia.
Enxertos perfundidos com IGL-1 obtiveram uma melhor sobrevivência em curto prazo. Em 5 meses, a taxa do grupo IGL-1 foi de 94% e do HTK de 79%. (p=0,0055)

Discussão e Conclusões

Ambas soluções são seguras e apresentam bons resultados. IGL-1 apresenta uma incidência de DPE, NFPE, morbidade e complicações pós-operatórias comparáveis ​​à HTK. Enxertos perfundidos com IGL-1 mostraram picos enzimáticos menores e melhores taxas de sobrevivência em curto prazo. Esses resultados sugerem que o uso de IGL-1 possa ser preferível.

Palavras Chave

preservação órgaos
isquemia-reperfusão

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

IEP-HIAE - São Paulo - Brasil

Autores

ALDO ELIAS KIYOSHI TAKANO DE SAIDNEUY, MARCELO BRUNO DE REZENDE, PAOLO ROGERIO OLIVEIRA DE SALVALAGGIO