Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DE DISCENTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO AMBULATÓRIO PRÉ-TRANSPLANTE RENAL

Introdução

O transplante renal é o tratamento de escolha para indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC). No entanto, não pode ser considerado cura, o que impacta na atuação do enfermeiro, que em uma unidade de transplante renal promove maior adesão ao tratamento, orientação educacional e acompanhamento de complicações como rejeição e infecções.

Material e Método

Relato de experiência vivenciada por discentes de enfermagem através da Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos (LAUTO) durante o acompanhamento dos pacientes no pré-transplante em centro de transplante de grande porte no Brasil - ano de 2018/2019.

Resultados

O enfermeiro exerce papel assistencial e educador, instruindo o paciente sobre o funcionamento da fila de espera, mudanças de hábito de vida, adesão às drogas imunossupressoras durante toda vida útil do enxerto e os efeitos indesejáveis. O envolvimento de fatores biopsicossociais na consulta de enfermagem busca a integralidade e excelência do cuidado.

Discussão e Conclusões

Torna-se possível perceber que a atuação do enfermeiro apresenta-se de suma importância uma vez que durante as consultas buscam-se condutas que visam melhorar as condições de qualidade de vida para pacientes que se encontram em filas de espera. Além de compartilhar informações sobre as possíveis complicações cirúrgicas e discussão dos resultados previstos. A DRC é considerada um problema de saúde mundial, levando o paciente ao tratamento dialítico no estágio avançado, e a enfermagem tem um papel importante no tempo de sobrevida do enxerto, realizando a conscientização do paciente sobre a importância do uso continuo das medicações imunossupressoras e adoção de hábitos de vida saudáveis. A consulta de enfermagem no pré-operatório procura compreender suas necessidades biopsicossociais.

Palavras Chave

Enfermagem; doença renal crônica; transplante renal

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

THAIS MARTINS CASTRO, ELISA CAMILA DE SOUZA SILVA, BEATRYS ROSA MEDEIROS DE MENEZES, LARISSA DE FREITAS MILITÃO, KAMILLE VIDON BASTOS, ELAINE BARBETA DE FREITAS, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA, ROBERTA TEIXEIRA PRADO