Dados do Trabalho


Título

Quimioembolização e Níveis de Alfa Feto Proteina : Impacto na Sobrevida e Recidiva Neoplásica em Pacientes Transplantados por Carcinoma Hepatocelular

Introdução

O Carcinoma Hepatocelular (CHC) tem o Transplante Hepático (TH) como o melhor tratamento oncológico, com índices superiores a 70% na sobrevida em 5 anos. A quimioembolização (QE) hepática consiste na infusão intra-arterial de altas doses de agentes quimioterápicos e de materiais embólicos na neoplasia. Estudos demonstram que a QE pode controlar a progressão do CHC, proporcionando maior tempo em fila e mantendo as lesões dentro dos Critérios de Milão. Objetivou-se avaliar o impacto da QE na sobrevida e recidiva em pacientes submetidos a QE previamente ao TH no HC – UNICAMP.

Material e Método

Trata-se de estudo longitudinal, retrospectivo, de coorte, sendo avaliados pacientes submetidos a TH entre 2006 e 2017, através de dados obtidos em prontuários médicos. Foram avaliados número e tamanho dos nódulos; níveis de AFP pré e pós QE e pré TH; causa da hepatopatia crônica; comorbidades; valor do MELD; tempos em lista para TH, entre a QE e o TH, de Cirurgia, Isquemia fria e quente; presença de Invasão Microvascular no explante; número de sessões de QE.

Resultados

Foram avaliados 890 pacientes submetidos a TH, sendo 59 (6,63%) submetidos à QE . A sobrevida em 6 meses, 1 , 2 e 5 anos foi de, respectivamente, 71,2%, 67% e 59,4%. Ocorreram 2 (3,4%) casos de recidiva de CHC. Os pacientes com maior tempo entre QE e TH tiveram maior sobrevida: Vivos: 210 dias( N = 32, p = 0.0347) e Falecidos: 115dias (N=21, p=0.0347). Quanto maior o nível de AFP, pior foi a resposta a QE, definido pela presença de necrose em menos de 50%, mais de 50%, e completa: resposta total: 34.9 mg/dL(N = 10, p = 0.0413); resposta Boa: 77.9ng/dL (N = 20, p = 0.0413); resposta ruim: 184,7mg/dL (N = 14, p = 0.0413).

Discussão e Conclusões

A QE trata-se de procedimento seguro para controle do CHC, possibilitando maior tempo de em fila de espera.

Palavras Chave

Quimioembolização. CHC.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA ATAIDE, SIMONE REGES PERALES, PRISCILA MIRANDA QUEIROZ, MARINA ANDRADE MACEDO PACETTI MIRANDA, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, PEDRO FRANCA DA COSTA SOARES, LARISSA BASTOS ELOY DA COSTA, ALEXANDRE FORATTO, LAISA SIMAKAWA JIMENEZ, PRISCILA BAPTISTELLA, ILKA FÁTIMA SANTANA FERREIRA BOIN