Dados do Trabalho


Título

BANCO DE CÓRNEAS E ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O Transplante de Córnea (TX) é uma cirurgia que consiste em substituir uma córnea doente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão do paciente. Para que o TX ocorra, é necessário que o Banco de Tecidos Oculares (BTOC) realize captação das córneas. Após a autorização da família, é feita a captação, processamento, preservação e avaliação das córneas, também como o armazenamento e distribuição dos tecidos. (ANVISA, 2008). O BTOC faz a distribuição das córneas através da lista única de TX do Rio Grande do Sul e nacional. (BRASIL,2018). O papel da enfermagem é fundamental tanto na abordagem da família quanto na enucleação. O enfermeiro tem total autonomia para conduzir o processo de captação.

Material e Método

Estudo qualitativo, tipo relato de experiência no BTOC. Como acadêmica de enfermagem, neste setor, as atividades administrativas focalizam-se na organização da documentação e das boas práticas em tecidos, preenchimento de planilhas referentes aos processos de doação e TX de córneas, escalas e educação com a sociedade. Nas assistenciais realizam-se: entrevista familiar para a doação de tecidos; Captação e preservação das córneas, contagem de células endoteliais das córneas e a comunicação com a equipe multiprofissional de abrangência do BTOC do hospital do estudo.

Resultados

.

Discussão e Conclusões

A vivência no setor revelou a importância do desempenho do enfermeiro para que o processo de doação e transplante seja exitoso. A oportunidade de estagiar no BTOC, propiciou um novo olhar sobre a temática, possibilitando um aprendizado significativo em um contexto assistencial complexo. O enfermeiro se destaca pelo seu papel de liderança e desenvolvimento interpessoal com a equipe e de comunicação com a família do possível doador.

Palavras Chave

Doação de córneas. Banco de córneas. Enfermeira. Entrevista familiar.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

unisinos - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

PAULA ISABEL MONTERO