Dados do Trabalho


Título

INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA FULMINANTE SECUNDÁRIA À FEBRE AMARELA: ACHADOS ANATOMOPATOLÓGICOS EM FÍGADOS EXPLANTADOS.

Introdução

A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por vetores artrópodes e causada pelo vírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, sendo a arbovirose mais grave circulante nas Américas. O ciclo de transmissão típico entre mosquitos selvagens e primatas não-humanos residentes na selva, sendo os humanos hospedeiros incidentais. Atualmente, é uma doença endêmica no Brasil, mas relatou-se estado recente de epidemia. Foram confirmados 1127 casos e 328 óbitos no período de 1º julho de 2017 a abril de 2018 no país. A FA pode levar a Insuficiência hepática Fulminante (IHF) com necessidade de transplante hepático (TH).

Material e Método

Objetiva-se relatar os achados anatomopatológicos em fígados explantados de pacientes submetidos ao TH devido IHF secundária à FA, na Unidade de Transplante Hepático da Universidade Estadual de Campinas, através da revisão de prontuários médicos.

Resultados

Foram avaliados fígados explantados de 3 pacientes submetidos a TH devido IHF secundária a FA, do sexo masculino e idade média de 48,6 anos. As peças apresentaram peso médio de 1468g, superfície predominantemente lisa, sem redução importante de tamanho, com pontos de hemorragia. A microscopia, predominou a presença áreas de necrose principalmente em zona 2 acinar, com numerosos corpos apoptóticos (corpúsculos de Councilman), associados a esteatose macro e microgoticular difusas e extensas áreas de hemorragia. Esses achados podem corresponder à síndrome icterohemorrágica, em particular a FA, sendo necessária correlação clínico-laboratorial, devido ausência de achados específicos.

Discussão e Conclusões

A IHF secundária à FA é um quadro terminal, sendo TH opção terapêutica. Os achados anatomopatológicos, como corpúsculos de Councilman, são características que auxiliam no diagnóstico, porém, não patognômonicos

Palavras Chave

Febre Amarela.

Área

INFECÇÃO - Vírus - Fígado

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA ATAIDE, SIMONE REGES PERALES, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, PEDRO FRANCA DA COSTA SOARES, MARINA ANDRADE MACEDO PACETTI MIRANDA, PRISCILA MIRANDA QUEIROZ, LUCIANA TEIXEIRA LOT, RAFAEL NASCIMENTO JESUS, TIAGO BEZERRA DE FREITAS DINIZ, PRISCILA BAPTISTELLA, LARISSA BASTOS ELOY COSTA, ILKA FÁTIMA SANTANA FERREIRA BOIN