Dados do Trabalho


Título

Invasão microvascular do Carcinoma Hepatocelular através do estudo dinâmico pelo meio de contraste venoso: um novo horizonte?

Introdução

A invasão microvascular (IMV) do carcinoma hepatocelular (CHC) é sabidamente um fator que influencia negativamente o prognóstico do paciente submetido a ressecção. Objetivou-se avaliar se dados quantitativos do estudo dinâmico pelo meio de contraste da tomografia computadorizada (TC) pode ser utilizado para predizer IMV no CHC.

Material e Método

Realizada análise retrospectiva de pacientes com CHC submetidos a transplante hepático (TH) de março de 2010 a agosto de 2017. Cento e quinze CHCs de 70 pacientes foram analisados. Regiões de interesse (ROI) foram obtidas das lesões tumorais e áreas do fígado adjacente pré-contraste, fases arterial, portal e de equilíbrio da TC pré-operatória. Os padrões quantitativos de realce e de desimpregnação foram comparados com a presença histológica de IMV. Para estudo dos parâmetros foi utilizado o método das Equações de Estimação Generalizadas-EEG (Generalized Estimating Equations-GEE). Para avaliação da acurácia dos parâmetros e determinação de ponto de corte para discriminar a IMV foi utilizada a curva ROC para medidas repetidas.

Resultados

Dos 115 CHCs, 34 (27%) tinham IMV. Nenhum parâmetro quantitativo foi preditivo de IMV. Não houve diferença da razão de atenuação (RA) entre CHCs com e sem IMV tanto nas fases portal (RA de 117,1 com IMV e de 114,5 para sem IMV) como na de equilíbrio (RA média de 130,5 com IMV e 126,1 sem IMV). Não houve diferença na razão relativa de washout – RRW nas fases portal e de equilíbrio entre CHCs com e sem IMV (RRW de 6,7 com IMV e de 1,8 sem IMV na fase portal; RRW de 24,9 com IMV e de 20,3 sem IMV na fase equilíbrio).

Discussão e Conclusões

Não houve relação dos parâmetros quantitativos da TC dinâmica pelo meio de contraste e a IMV dos CHCs. Todas as características falharam em predizer IMV.

Palavras Chave

Invasão microvascular, Carcinoma Hepatocelular.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA ATAIDE, DANIEL LAHAN, SIMONE REGES PERALES, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, STEPHANIE KÍLARIS GALLANI, LAISA SIMAKAWA JIMENEZ, ILKA FÁTIMA SANTANA FERREIRA BOIN