Dados do Trabalho
Título
Hepatocarcinoma cirrose-like do tipo difuso: diagnóstico pós-transplante hepático
Introdução
O carcinoma hepatocelular (CHC) é o tumor primário mais comum do fígado, com incidência crescente e tem, no transplante hepático, o tratamento com melhores resultados. O CHC “cirrose-like” (CHC-CL) é uma forma tumoral incomum, acometimento difuso e infiltrativo, sendo o diagnóstico radiológico difícil de ser realizado.
Material e Método
Estudo retrospectivo, qualitativo, resgatados dados em prontuário da paciente.
Resultados
Mulher, 62 anos, branca, admitida no serviço de hepatologia do Instituto de Medicina Integral de Pernambuco por descompensação de cirrose por vírus C em ascite e icterícia. Ressonância magnética multifásica (RNM) de abdome evidenciou nódulo de 4,3x3 cm em segmento VIII, hipervascular, sem realce típico de CHC. Os exames laboratoriais pontuaram um MELD de 25 e alfafetoproteína 374 (VR< 13,7). Estadiamento oncológico sem lesões à distância. Realizando transplante de fígado, porém apresentou focos tumorais em fígado, pulmão e ossos após 3 meses e óbito após 4 meses.
Discussão e Conclusões
Apesar da paciente apresentar nódulo único, contemplada pelo critério de Milão, a forma mais usual de apresentação do CHC-CL é difusa, infiltrativa, acometendo grande parte do fígado. Alguns casos relatados reforçam a falta de critérios radiológicos mais específicos, as vezes caracterizados como distúrbios perfusionais, O fígado explantado evidenciou hepatócitos atípicos, com áreas de necrose e invasão microvascular, imuno-histoquímica compatível com CHC trabecular, bem diferenciado. A recidiva precoce em geral é a regra, com prognóstico mais reservado que os CHCs nodulares. O avançar nas técnicas de imagem e ampliação das indicações de biópsia em caso de dúvida podem ampliar o diagnóstico dessas lesões mais precocemente.
Palavras Chave
cirrose-like , carcinoma hepatocelular infiltrativo, transplante hepático, critério de milão
Área
FÍGADO - Complicações
Instituições
IMIP - UTF - Pernambuco - Brasil
Autores
TIBÉRIO BATISTA DE MEDEIROS, LUCAS RAFAEL DE CASTRO CAHETÉ, ARNALDO DA TRINDADE HENRIQUES ASSUNÇÃO, OLIVAL CIRILO LUCENA, FORTUNATO JOSÉ AMARAL CARDOSO NETO, AMERICO GUSMÃO AMORIM, CAROLINA FONSECA REIS SOUZA, PEDRO FALCÃO DE MELO CAVALCANTI, REBECCA DANTAS THORP, CLÁUDIO MOURA LACERDA