Dados do Trabalho


Título

Infecção no pós operatório de Transplante Hepático por Germe Multi - resistente: análise de 452 pacientes em 10 anos.

Introdução

A infecção de corrente sanguínea (ICS) é afecção grave associada a alta morbimortalidade, especialmente na sua apresentação mais grave - choque séptico. Pacientes submetidos a transplante hepático (TH) apresentam risco maior de desenvolverem esta complicação, especialmente no pós-operatório recente. Assim, é necessário conhecimento da epidemiologia local e melhor entendimento das ICS nesta população. Objetivou-se avaliar, em um único centro, a incidência de ICS comprovadas pós TH até o 60º dia pós-operatório, assim como a frequência relativa dos patógenos isolados e avaliar a sobrevida dos pacientes com ICS por patógenos sensíveis e resistentes a múltiplas drogas (MDR).

Material e Método

Foram avaliados os pacientes submetidos a TH entre janeiro de 2005 e junho de 2016, no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, sendo analisada a causa do TH, tempo de permanência em UTI, sobrevida, MELD e MELD sódio, albumina sérica pré-operatória e as hemoculturas coletadas nos 60 primeiros dias pós TH.

Resultados

No período, 452 pacientes foram submetidos a TH, sendo que 106 pacientes tiveram um total de 155 episódios de ICS, dos quais 45,8% foram causadas por patógenos MDR. Não houve tendência linear ao aumento de ocorrência de patógenos MDR. A sobrevida dos pacientes com ICS por patógeno MDR foi significativamente menor (p=0,023) do que a dos pacientes sem infecção. Houve relação entre albumina sérica, MELD e MELD sódio com a ocorrência de ICS, sendo que aumento de cada ponto no MELD e MELD sódio aumentam em 6,3% e a diminuição de 1g/dL na albumina aumenta em cerca de 2 vezes o risco de ICS por patógenos MDR.

Discussão e Conclusões

A incidência de ICS entre receptores de TH no pós-operatório recente é alta, e associada a maior mortalidade quando causada por patógenos MDR.

Palavras Chave

Infecção de Corrente Sangüínea.

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Fígado

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA ATAIDE, SIMONE REGES PERALES, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, PEDRO FRANCA DA COSTA SOARES, MARINA ANDRADE MACEDO PACETTI MIRANDA, PRISCILA MIRANDA QUEIROZ, PRISCILA BAPTISTELLA, LAISA SIMAKAWA JIMENEZ, FELICIO CHUEIRI NETO, TIAGO BEZERRA DE FREITAS DINIZ, JOÃO GABRIEL ROMERO BRAGA, RAFAEL NASCIMENTO JESUS, ILKA FÁTIMA SANTANA FERREIRA BOIN