Dados do Trabalho
Título
Técnica de linfadenectomia inguinal pré-captação e o impacto da Função Retardada do Enxerto em transplantes renais
Introdução
A Função Retardada do Enxerto (FRE) é a complicação mais comum pós-transplante com doador falecido e a sua manifestação interfere diretamente na sobrevida do órgão. A redução do tempo de isquemia fria (TIF) minimiza consideravelmente a FRE, devido à diminuição das lesões acarretadas pela hipóxia. No hospital “Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul”, foi instituído protocolo de coleta de linfonodos pré-captação. O urologista realiza a linfadenectomia inguinal do doador de órgãos antes da captação. Os linfonodos são enviados ao laboratório de histocompatibilidade para realização de exames de prova cruzada. O resultado é obtido de 6 a 8 horas, sendo a escolha dos receptores realizada antes da captação dos rins. O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho da ação utilizada para diminuição do tempo de isquemia em transplantes renais realizados neste hospital e seu impacto na FRE.
Material e Método
Estudo transversal onde é avaliado o TIF em transplantes com doadores falecidos no período de 2016 a 2019 no hospital com a utilização da técnica de linfadenectomia inguinal pré-captação e o impacto na FRE.
Resultados
De 2016 até maio de 2019, foram realizados 37 transplantes renais com doadores falecidos no hospital, estes somando 78,7% dos transplantes realizados. O tempo de isquemia neste período varia entre 4 e 20 horas. A média de tempo de isquemia no ano de 2017 foi de 9 horas e 49 minutos e no ano de 2019 até o mês de maio, é de 6 horas e 55 minutos.
Discussão e Conclusões
Houve uma diminuição progressiva do TIF, conforme a utilização de protocolo. Não foi encontrado evidências desta técnica em outras instituições. A FRE não foi constatada em maior parte dos transplantes realizados pela instituição.
Palavras Chave
transplante, transplante de rim, enxerto de rim.
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil
Autores
RAFAELLA CAMPANHOLO GRANDINETE, ANGÉLICA FERNANDA SARAIVA CAMPOS, ADRIANO AUGUSTO LYRIO DE OLIVEIRA, ANA PAULA SILVA DAS NEVES