Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE TRANSPLANTE HEPÁTICO E FALÊNCIA HEPÁTICA AGUDA NO BRASIL

Introdução

Pacientes em Falência Hepática Aguda (FHA), portadores de lesão aguda e encefalopatia têm prioridade na lista de espera para o transplante hepático. Infecções e o uso de drogas hepatotóxicas, estão entre as principais causas de deficiência funcional do órgão. Em geral, o quadro clínico na FHA, de início, é inespecífico, porém de forma rápida e progressiva demais sintomas surgem levando à insuficiência de órgãos, encefalopatia e risco de vida.

Material e Método

O trabalho foi baseado na correlação entre dados coletados no DATASUS e no Registro Brasileiro de Transplantes, correspondendo ao período de 2012 a 2018.

Resultados

De acordo com o DATASUS, entre 2012 e 2018 houveram 610 casos de hepatite fulminante no Brasil. As regiões Sul e Sudeste registraram a ocorrência de 433 casos, correspondendo a 70,98% do número total de notificações. O Nordeste notificou 98 casos, sendo a terceira região com o maior número de notificações, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste tiveram o menor número de casos notificados, com 42 e 37, respectivamente. No mesmo período, foram realizados 13.053 transplantes de fígado no país. Oito dos estados que transplantam desde 2012, e que nesse período não interromperam seus procedimentos, são do Sul e Sudeste. Essas duas regiões foram responsáveis por 76,5% dos transplantes hepáticos realizados no último ano, enquanto na região Norte, apenas o estado do Acre realizou esse procedimento, representando 0,64% do total.

Discussão e Conclusões

Observou-se que as regiões Sul e Sudeste, que tiveram mais casos de hepatite fulminante, foram as mesmas responsáveis pelo maior número de transplantes hepáticos, com mais da metade dos casos do país. As regiões Norte e Centro Oeste, por outro lado, têm a menor quantidade tanto de casos de falência hepática quanto de transplantes nesse período.

Palavras Chave

Hepatite, Transplante.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

AMANDA VALLINOTO SILVA DE ARAUJO , ANA CAROLINA SERRAO MAIA, CLARA GODINHO MARINHO, ISIS CHAVES SOUZA ALVES, HELENA CRISTINA DE OLIVEIRA, MATHEUS SOUSA ALVES, NATALIA RESENDE CALANDRINI SERRA, NATHALIA GABAY PEREIRA, VANESSA GIOVANA DA COSTA BASTOS, SILVIA REGINA DA CRUZ MIGONE