Dados do Trabalho


Título

Doação de Órgãos na Região Centro de Portugal - 24 anos de Experiência num Hospital Universitário (1994 – 2018)

Introdução

INTRODUÇÃO: Em novembro de 1993 foram criados em Portugal cinco Gabinetes Coordenadores de Colheita e Transplantação (GCCT). No decorrer dos anos foram introduzidas algumas alterações que proporcionaram um aumento crescente do número de dadores (em 2008 com a criação dos Coordenadores Hospitalares de Doação).
O GCCT - CHUC exerce a sua influência na Região Centro do País e Ilhas dos Açores (S. Miguel, Terceira e Faial), com aproximadamente 2,48 milhões de habitantes.
O CHUC coordena a doação de órgãos e tecidos, bem como o processo de todos os transplantes.
Os Hospitais da Universidade Coimbra (HUC) foram pioneiros quer na doação quer na transplantação de órgãos em Portugal. Teve o seu início em 1969 - dador vivo e em 1980 com dador cadáver.

Material e Método

Análise retrospetiva de todos os dadores em Morte Cerebral (MC) dos Hospitais da área de influência do GCCT-CHUC desde o início da atividade deste Gabinete em Fevereiro 1994 até 31 de Dezembro de 2018, direcionada para a evolução do número dos Hospitais dadores, causa de morte e idade dos dadores, causas da perda de potenciais dadores e a taxa de aproveitamento de órgãos ao longo dos anos e ofertas a outros centros nacionais e estrangeiros.

Resultados

A atividade de colheita de órgãos em dadores morte cerebral (MC) reflectiu-se em 1966 efectivos, num total de 2412 notificados.
Dos órgãos colhidos enviámos para outros centros de transplantação nacionais:186 rins, 422 fígados + 14 lobos direitos, 67 corações, 56 pulmões e 50 pâncreas. Para Espanha enviámos 9 rins, 16 fígados, 2 corações e 3 pulmões
A tipologia dos dadores alterou-se radicalmente, passou essencialmente de causa traumática para causa médica. A idade média dos dadores era de 34 anos em 1994 (6,4% com idade superior a 60 anos) e de 61 anos em 2018 (51,9% com idade superior a 60 anos

Discussão e Conclusões

p

Palavras Chave

P

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - - Portugal

Autores

ANA MARIA CALVAO DA SILVA, ANTONIO ALVES, MARIA JOÃO HENRIQUES, TIAGO COSTA