BRAMS 2022 TIRADENTES

Dados do Trabalho


Título

PAPILOFLEBITE E OCLUSAO VENOSA IMINENTE ASSOCIADAS A OCLUSAO DE ARTERIA CILIORETINIANA

Objetivo

Relatar caso de paciente que apresentou papiloflebite.

Métodos

Análise de prontuário médico e correlação de dados com exames de imagem.

Resultados

Masculino, 29 anos, queixa de baixa da acuidade visual (AV) súbita em olho direito (OD) com 6 horas de evolução. Negou comorbidades ou medicamentos de uso contínuo. Apresentava AV de 20/40 em OD e de 20/20 em olho esquerdo (OE). Biomicroscopia sem particularidades e pressão intraocular de 12mmHg. À oftalmoscopia indireta apresentou, em OD, borramento de bordos e hemorragia de disco óptico (DO), aumento da tortuosidade vascular, hemorragias intrarretinianas e palidez retiniana em faixa no polo posterior. Solicitado angiofluoresceinografia, que demonstrou oclusão de artéria ciliorretiniana e lentificação da fase venosa. A tomografia de coerência óptica evidenciou hiperreflectividade das camadas internas superior à fóvea, compatível com a oclusão arterial, sem presença de cistos intrarretinianos. Foi iniciada corticoterapia. Exames laboratoriais negativos para rastreio de doenças hematológicas e infecciosas. Após 30 dias, apresentou melhora da AV, mantendo escotoma paracentral inferior, e ausência de sinal de isquemia retiniana ou edema de DO na oftalmoscopia.

Discussão e Conclusões

Papiloflebite com oclusão venosa iminente é uma doença incomum, considerada como uma variante clínica de oclusão da veia central da retina (OVCR), que apresenta pequena perda da AV apesar dos achados de edema de disco, tortuosidade vascular e hemorragias perivenosas. É tipicamente vista em adultos jovens e sugere-se que resulta de uma inflamação idiopática dos vasos retinianos do disco óptico. Estados de hipercoagulabilidade parecem estar correlacionados, sendo sugerida a pesquisa de trombofilias e outros distúrbios inflamatórios vasculares sistêmicos. O tratamento se baseia em uso de corticoides sistêmicos ou perioculares. É importante o diagnostico e tratamento precoce com objetivo de evitar evolução para OVCR resultando em piora da acuidade visual e prognóstico visual reservado.

Palavras Chave

Papiloflebite, Oclusão de arteria cilioretiniana

Área

Clínica

Instituições

Santa Casa - Paraná - Brasil

Autores

Arthur Onofre Beltran Filho, Luiza Gabriela Zain, Ingridy Souza Digner, Eric Vieira, Andre Luiz Selonke Souza, Bianca Luiza Valduga Guareschi, Alex Treiger Grupenmacher, João Guilherme Oliveira Moraes