CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RESSECÇAO LAPAROSCOPICA DO LOBO CAUDADO - ESTRATEGIA TECNICA

INTRODUÇÃO

O lobo caudado do fígado pode ser dividido em três porções: lobo de Spiegel, porção paracaval e processo caudado. A localização anatômica particular do lobo caudado entre a placa hilar e a veia cava inferior representa um obstáculo importante para sua remoção laparoscópica e um local difícil mesmo para a cirurgia convencional. O objetivo deste vídeo é apresentar uma ressecção laparoscópica do lobo caudado. A área a ser removida inclui o lobo Spiegel e a porção de paracaval. O processo de caudado é preservado.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino de 57 anos com metástase colorretal no segmento 1 é encaminhado para tratamento cirúrgico. A ressecção do fígado é aconselhável e a ressecção laparoscópica do fígado é proposta. São usados quatro trocartes. A operação começa com a mobilização completa do fígado esquerdo e exame de ultra-som. O ligamento de Arantius é identificado e dividido. O lobo Spiegel é totalmente mobilizado e cuidadosamente destacado da veia cava inferior. O pedículo do lobo caudado é identificado e controlado. As veias para veia cava são identificadas e controladas com fórceps ou clipes bipolares. A dissecção progride para a porção paracaval mas poupa o processo caudado (pedículo do fígado direito). O parênquima hepático é dividido com pinças bipolares e a ressecção é completada. O espécime cirúrgico é retirado através da incisão umbilical. Nenhum dreno é deixado no lugar. O tempo operatório foi de 120 minutos e houve mínimo sangramento. A recuperação foi sem intercorrências e o paciente recebeu alta no terceiro dia pós-operatório. A patologia final mostrou metástase colorretal com margens livres.

DISCUSSÃO

A ressecção isolada do lobo caudado por laparoscopia é viável e pode ser realizada com segurança em centros especializados. Um conhecimento exato da anatomia intrincada do lobo caudado é essencial para o sucesso desta complexa operação.

PALAVRAS CHAVE

Fígado; Videolaparoscopia; Lobo caudado; Técnica

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

TIAGO BASSERES, Fabio Makdissi, Rodrigo Surjan, Marcel Autran Machado