CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

LEIOMIOSSARCOMA DE JEJUNO OCASIONANDO INTUSSUSCEPÇAO DUODENO-JEJUNAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Os leiomiossarcomas são neoplasias gastrointestinais raras, que se originam da musculatura lisa, com disseminação tanto hematogênica como por contiguidade. Não existe preferência entre os sexos, mas há maior prevalência em indivíduos entre a quarta e sexta décadas de vida. Acomete, em ordem decrescente de frequência: o estômago (47,3%), intestino delgado (35,5%), reto (12,5%), cólon e esôfago (2%). Os sintomas são inespecíficos, sendo os mais comuns: dor abdominal e a perda ponderal. O exame mais sensível para o diagnóstico é o estudo contrastado do intestino. A tomografia computadorizada (TC) é o meio de maior sensibilidade diagnóstica (98%). O tratamento é cirúrgico com sobrevida de cinco anos em cerca de 40% a 60%.

RELATO DE CASO

DRCZ, 54 anos, feminino, admitida com queixa de vômitos incoercíveis há cinco dias da admissão e desconforto abdominal, principalmente, em hemiabdome esquerdo. Ao exame físico, apresentava-se abdome flácido, peristáltico, doloroso à palpação em fossa ilíaca esquerda, com cicatriz mediana secundária à apendicectomia, sem sinais de peritonite. Foram introduzidas, inicialmente, medidas clínicas para o tratamento da afecção em questão. TC identificou uma intussuscepção duodeno-jejunal e a paciente evoluiu sem melhora clínica, portanto, foi indicado tratamento cirúrgico com laparotomia exploradora. No intraoperatório, foi confirmado o achado radiológico, localizando-se a 10 cm do ângulo de Treitz. Procedida manobra de redução da intussuscepção, foi evidenciada lesão endurecida, de aspecto nacarado, estenosante, com cerca de 8 cm, sem sinais de sofrimento de alça, cuja biópsia revelou-se tratar de neoplasia fusocelular com atipias moderadas, margens cirúrgicas livres e estudo imunohistoquímico confirmou o diagnóstico de leiomiossarcoma de baixo grau. A mesma apresentou evolução pós-operatório favorável, sem intercorrências e sem complicações cirúrgicas.

DISCUSSÃO

A intussuscepção intestinal no adulto é raramente diagnosticada no pré-operatório, devido à baixa incidência e sintomas inespecífico. A apresentação clínica é semelhante a outras patologias mais frequentes, portanto, é necessária suspeição diagnóstica e exclusão, visto que as consequências do retardo no seu tratamento pode ser fatal.

PALAVRAS CHAVE

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL
LEIOMIOSSARCOMAS

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL IPIRANGA - São Paulo - Brasil

Autores

VICTÓRIA DE ARRUDA SGARBI, REINALDO ROBALINHO FILHO, SAMARA FERNANDES SANTOS MARTINS, DANIEL LAURENTI ROBALINHO