CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULO DE MECKEL- RELATO DE ACHADO INCIDENTAL EM LAPAROTOMIA POR APENDICECTOMIA

INTRODUÇÃO

O divertículo de Meckel (DM) é a anomalia congênita do trato gastrointestinal mais comum ocorrendo em 1 a 4% na população geral. É originado do fechamento incompleto do ducto onfalomesentérico (ducto vitelino) durante o primeiro trimestre de vida fetal. A doença na maior parte das vezes é assintomática, entretanto se manifesta na maioria dos casos devido a presença de complicações. Pode manifestar- se como: hemorragia (30-56%) e obstrução intestinal (14 a 42%) , inflamação, perfuração, neoplasias e cálculos em seu interior. O diagnóstico é difícil e em geral os exames são inespecíficos. Na maioria dos casos o diagnostico é estabelecido apenas durante a laparatomia e laparoscopia.

RELATO DE CASO

S.J.S, feminino, 7 anos, admitida no serviço com quadro de dor em andar inferior de abdome associado a vômitos e parada de eliminação de fezes há 2 dias com 1 episódio de febre (38C) . No exame físico apresentava abdome distendido, doloroso a palpação de FID, com timpanismo à percussão abdominal, Bloomberg e Murphy negativo. Devido a impressão diagnostica de apendicite aguda foi optado por realizar incisão de Rockey-Davis. No inventário da cavidade foi visualizado liquido serohematico e apêndice sem sinais inflamatórios. Optado por apendicectomia tática e revisão de alças intestinais. Identificado divertículo de Meckel hiperemiado a 50 cm da válvula ileocecal com aderência entre alças. Realizado diverticulectomia com grampeador linear e com sutura de sobreposição da linha de grampo. Anatomo patologico evidenciou apendicite aguda em fase congestivo-edematosa, lesão compatível com divertículo de Meckel com segmento vascular congesto; hiperplasia linfoide em linfonodo remanescente. Paciente apresentou evolução pós-operatório favorável, sem intercorrências e sem complicações cirúrgicas, recebendo alta ambulatorial.

DISCUSSÃO

O DM é raramente diagnosticado no pré-operatório devido à baixa incidência e quadro clínico inespecífico. A apresentação clínica do DM está geralmente condicionada a complicações e é semelhante a outras patologias mais prevalentes, portanto é necessário alto índice de suspeição e necessário sua exclusão quando a patologia suspeitada não é identificada.

PALAVRAS CHAVE

divertículo de Meckel
complicações
apendicectomia

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL GERAL DE CARAPICUIBA - São Paulo - Brasil

Autores

VICTÓRIA DE ARRUDA SGARBI, REINALDO ROBALINHO FILHO, SAMARA FERNANDES SANTOS MARTINS, daniel laurenti robalinho