CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RESSECÇAO LAPAROSCOPICA DE CISTO DE COLEDOCO COM RECONSTRUÇAO EM Y DE ROUX

INTRODUÇÃO

Os cistos do colédoco são definidos como dilatações congênitas císticas de qualquer porção do trato biliar. São geralmente congênitos e podem levar a estase biliar com formação de cálculos podendo causar colangite, pancreatite aguda e tardiamente a colangiocarcinoma. O tratamento indicado é a ressecção completa do cisto e hepatico-jejunostomia em Y de Roux. Apresentar o vídeo de uma ressecção completa de cisto de colédoco com hepatico-jejunostomia em Y de Roux totalmente laparoscópica.

RELATO DE CASO

Jovem do sexo feminino de 14 anos de idade apresentou um episódio de pancreatite aguda acompanhada de icterícia por provável migração de cálculos com aumento de amilase, lipase e enzimas canaliculares. Investigação com RM mostra um cisto de colédoco do tipo 1 com cálculos em vesícula biliar e intra-cisto. Foi encaminhada para tratamento cirúrgico definitivo. Proposta ressecção do cisto, colecistectomia e hepaticojejunostomia em Y de Roux por videolaparoscopia.
O tempo operatório foi de 220 minutos. A recuperação foi sem intercorrências e a paciente foi de alta no 5º dia pós-operatório. Não houve necessidade de UTI ou transfusão de sangue. Ela está bem e assintomático 12 meses após a operação.

DISCUSSÃO

A ressecção completa de cisto de colédoco do tipo 1 com hepatico-jejunostomia em Y de Roux é factível e segura desde que realizada em centros com experiência em cirurgia laparoscópica avançada.

PALAVRAS CHAVE

Cisto de colédoco; videolaparoscopia; técnica; via biliar

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Tiago Basseres, Fabio Makdissi, Rodrigo Surjan, Marcel Autran Machado