CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

PANCREATO-JEJUNOSTOMIA EM Y DE ROUX (PARTINGTON- ROCHELLE) POR LAPAROSCOPIA EM PACIENTE COM OBSTRUÇAO CRONICA DO WIRSUNG

INTRODUÇÃO

A pancreato-jejunostomia longitudinal (procedimento de Partington-Rochelle) é geralmente indicada em pacientes com pancreatite crônica. Relatamos um caso com obstrução de longa duração do ducto pancreático não devido a pancreatite crônica, mas devido a pancreatopatia obstrutiva que resultou em insuficiência exócrina e endócrina. Neste caso particular, a pancreato-jejunostomia foi indicada para evitar a progressão da perda da função pancreática.
Objetivo deste trabalho é apresentar uma pancreato-jejunostomia longitudinal laparoscópica Roux-en-Y longitudinal.

RELATO DE CASO

Um homem de 54 anos de idade teve um episódio de pancreatite aguda há 4 anos. Ele desenvolveu uma obstrução do ducto pancreático principal, a cerca de 3 cm da ampola de Vater. Desde então, o diâmetro de Wirsung está aumentando e a função endócrina e exócrina estão se deteriorando. O paciente não apresenta abuso de álcool. A RM mostra uma obstrução segmentar do ducto principal com dilatação do ducto distal. IPMN e câncer foram descartados. A biópsia de eco-endoscopia não mostrou tumor. A extensão pancreática da estenose impediu a colocação de stent endoscópico. Foi tentado sem sucesso. O caso foi discutido por equipe multidisciplinar e também com o paciente. A pancreato-jejunostomia longitudinal foi proposta para evitar a progressão da insuficiência pancreática.
O tempo operatório foi de 200 minutos. A recuperação foi sem intercorrências e o paciente foi de alta no 6º dia pós-operatório. Não houve necessidade de UTI ou transfusão de sangue. Ele não desenvolveu fístula pancreática e o dreno foi removido no dia da alta. Funções exócrinas e endócrinas recuperaram após a cirurgia. Ele está bem e assintomático 9 meses após a operação.

DISCUSSÃO

A pancreato-jejunostomia longitudinal de Roux-en-Y laparoscópica é viável em centros com experiência em cirurgia laparoscópica avançada. O pâncreas pode se atrofiar devido à obstrução ductal de longo prazo (não devido a pancreatite, mas devido a pancreatopatia obstrutiva) e se aliviado precocemente, a função pancreática pode ser preservada ou recuperada.

PALAVRAS CHAVE

pâncreas; pancreato-jejunostomia; Partington-Rochelle; videolaparoscopia; técnica

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Tiago Basseres, Fabio Makdissi, Rodrigo Surjan, Marcel Autran Machado