CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO CIRURGICO POR BEZOAR METALICO

INTRODUÇÃO

A ingestão acidental de um corpo estranho junto com a alimentação é um problema clínico comum nos serviços de atendimento de emergência. No entanto, raramente nos deparamos com uma ingestão voluntária de objetos metálicos – bezoar metálico. Uma possível complicação desses casos é a perfuração do trato gastrintestinal (TGI), que é mais comum no caso com objetos pontiagudos e alongados. Outra possibilidade é a obstrução do TGI, ocorrendo principalmente em pontos de angulações ou estreitamentos fisiológicos. A apresentação clínica desses casos é bastante variada e muitas vezes representa um desafio diagnóstico, principalmente se tratando de paciente com transtornos psiquiátricos. Os pacientes geralmente não informam bem o ocorrido, o que retarda o diagnóstico e cria confusão com outras possibilidades diagnósticas.

RELATO DE CASO

Homem, 41 anos, com quadro de dor abdominal intensa, associado à parada de eliminação de gases e fezes. Acompanhante relatava que o mesmo tinha um distúrbio psiquiátrico e apresentava o habito ingerir diversos objetos encontrados em via pública.
No exame, identificou-se paciente confuso e sem contato lógico; hipocorado e desidratado. Abdome em taboa, doloroso difusamente à palpação superficial. Inicialmente feito uma radiografia de tórax e abdome, que evidenciaram um grande acúmulo de objetos em região estomacal.
Encaminhado ao centro cirúrgico para realização de laparotomia exploradora: identificado grande quantidade de secreção purulenta em cavidade abdominal (abdome superior) e uma perfuração estomacal na grande curvatura, em região pré-pilórica. Na palpação estomacal, notava-se massa pétrea junto à lesão. Realizado gastrostomia, com retirada de inúmeros objetos (moedas, pregos, pedras, ímãs, etc.); e consequentemente biópsia das bordas da lesão preexistente e gastrorrafia. A cavidade abdominal foi lavada, e a parede fechada por planos.
O paciente foi mantido sob internação hospitalar para recuperação pós operatória, recebendo alta no 10º dpo, em bom estado geral; e seguimento com equipes de Cirurgia Geral e Psiquiatria.

DISCUSSÃO

A obstrução ou perfuração intestinal geralmente é ocasionada por corpos estranhos alimentares, sendo mais frequente em áreas de angulação ou estreitamento fisiológico do trato digestivo. Raramente, tal situação ocorre com ingestão de objetos voluntariamente, e é vinculada a pacientes com algum transtorno psiquiátrico.
Geralmente, esses pacientes se apresentam nos serviços de emergência com quadro de abdome agudo, que pode incluir dor abdominal, náusea, vômitos, febre, peritonite, abscesso, fístula, obstrução intestinal e hemorragia gastrintestinal. Os pacientes geralmente não relatam a possibilidade de ingestão de um corpo estranho, fazendo com que o diagnóstico seja um desafio, e não raramente, tardio.
Quanto à conduta, dependerá da localização do corpo estranho no trato digestivo e da presença ou não de complicações como perfuração, hemorragia e obstrução.

PALAVRAS CHAVE

Bezoar metálico; abdome agudo

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO - Minas Gerais - Brasil

Autores

HANDER KELLER MADUREIRA RABELO, JACQUELINE MATTOS SALGUEIRO, PAULO HENRIQUE DA COSTA BORDUCHI, THULIO GONZALES LOPES, VINICIUS ALMEIDA DE ASSIS, MATHEUS TOLEDO NORA, MARCOS ROCHA LUZ, VIVIANE GONÇALVES MENDES