CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE TERMOMETRICA CORPORAL COM TERMOMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO EM INDIVIDUOS ARTERIOPATAS

OBJETIVO

Objetivo geral: avaliar a temperatura segmentar corporal em membros inferiores e superiores de indivíduos com insuficiência arterial periférica.
Objetivo específico: analisar índices termométricos intersegmentares de membros superiores e inferiores.

MÉTODO

Estudo realizado no Hospital Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil, com aceite do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Ipiranga, com a participação de 28 pacientes com doença arterial periférica, após aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram excluídos pacientes revascularizados, febris ou com doença neoplásica.
Os pacientes selecionados foram colocados em decúbito dorsal horizontal e tiveram os membros superiores e inferiores expostos para aferição termométrica com termômetro digital infravermelho sobre os pontos médios da face anterior do braço, antebraço, coxa, perna e pé.
O ponto médio de cada segmento foi usado como centro para delimitar uma área circular de raio 5 centímetros na qual o termômetro foi posicionado sobre os pontos determinados de aferição (centro, 3h, 6h, 9h, 12h).
As médias termométricas aferidas nos pontos de cada segmento foram utilizadas para estabelecer os índices termométricos a seguir: índice termométrico de membros superiores (média térmica do braço / braço contralateral) e índice termométrico pé-braquial (pé / braço ipsilateral). Os resultados foram analisados com o teste T de Student.

RESULTADOS

O índice termométrico de membros superiores (média termométrica do braço / braço contralateral) foi igual a 0,996 e o índice termométrico pé-braquial (média termométrica do pé / braço ipsilateral) foi igual a 0,968.
Comparando os índices com o teste T de Student, p = 0,0017.

CONCLUSÕES

Os pacientes com doença arterial periférica têm diferença termométrica estatisticamente significante entre a temperatura de membros superiores e inferiores. Pela análise de índices termométricos, os membros inferiores têm menor temperatura média.

PALAVRAS CHAVE

Termometria, doença arterial periférica, Perfusão

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Matheus Silva Garbin, Aline Riquena da Silva, Silvana Filgueiras Barreto, Lucas de Azevedo Portela, Fabio José Bonafé Sotelo