CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO TRATADO NA EMERGENCIA DEVIDO A INTUSSUSCEPÇAO DE COLON: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A intussuscepção intestinal em adultos é uma condição incomum, responsável por cerca de 1 a 5% dos casos de obstrução intestinal em adultos, o que faz com que a maioria dos cirurgiões tenha pouca experiência no seu manejo. 90% dos casos são secundários à lesão orgânica, diagnosticada, quase sempre, no per-operatório. Com o constante avanço dos métodos de imagem, maior número de casos são diagnosticados antes da indicação da cirurgia. Permanecem controvérsias quanto à melhor abordagem cirúrgica, como o tipo de ressecção, extensão e a possibilidade de redução apenas.
O acometimento de cólon na intussuscepção torna-se o fenômeno ainda mais raro. Assim, o objetivo do presente estudo é relatar um caso de intussuscepção envolvendo cólon ascendente e transverso.

RELATO DE CASO

Paciente, 49 anos, sexo feminino, deu entrada no hospital com queixa de dor abdominal difusa, tipo cólica, há três meses, associado a náuseas, vômitos escurecidos e episódios de diarreia intermitentes. Nos últimos 45 dias, paciente evolui com piora do estado geral, perda de cerca de 13 Kg e prostração.
Ao exame: paciente orientada, emagrecida, hipocorada e desidratada; abdome escavado, doloroso difusamente, ruídos hidroaéreos aumentados e com massa palpável em todo abdome inferior. US abdominal laudou volumosa massa de origem intestinal em quadrante inferior esquerdo, podendo corresponder com invaginação intestinal; a TC de abdome evidenciou aspecto de alça dentro de alça envolvendo cólon esquerdo e cólon transverso com aparente torção do mesentério.
Indicada laparotomia exploradora: identificado intussuscepção de alças colônicas acometendo válvula ileocecal, cólon ascendente e cólon transverso. Realizado redução das alças, que já se encontravam isquêmicas, posteriormente hemicolectomia à direita, e enteroanastomose latero-lateral, com grampeador linear e reforço manual na linha de grampo.
A paciente ficou internada por 6 dias, evoluindo sem intercorrências, melhora do quadro clínico, recebendo alta com orientações e seguimento ambulatorial com equipe de cirurgia geral. O anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma colorretal.

DISCISSÃO

A intussuscepção intestinal em adultos difere em vários aspectos daquela observada na faixa etária pediátrica. Nas crianças o início dos sintomas geralmente é agudo com dor abdominal em cólica, vômitos, eliminação de fezes com muco e sangue e massa palpável, a apresentação no adulto pode ser subaguda ou crônica.
Nas crianças é, na maioria das vezes primária, de natureza benigna. Nos adultos, a doença normalmente é secundária à causa orgânica, de difícil diagnóstico, quase sempre firmado somente durante a laparotomia.
Essa condição é pouco frequente em adultos. Estima-se que apenas 5% dos portadores de intussuscepção sejam adultos e que aproximadamente 5% dos casos de obstrução intestinal em adultos sejam causados por intussuscepção. Em um período de 10 anos, esse fora o primeiro caso em adultos descrito em nossa instituição.

PALAVRAS CHAVES

Intussuscepção; obstrução intestinal; neoplasia

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital das Clinicas Samuel Libânio - Minas Gerais - Brasil

Autores

Hander Keller Madureira Rabelo, Jacqueline Mattos Salgueiro, Paulo Henrique da Costa Borduchi, Marcos Rocha Luz, Matheus Toledo Nora, Thulio Gonzales Lopes