CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

GIST DE EPIPLON SIMULANDO ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO

INTRODUÇÃO

Os tumores estromais ( GISTS) apesar de raros ,1 a 3% dos tumores malignos do trato gastrointestinal , correspondem a 80% dos tumores mesenquimais do trato gastrointestinal. As manifestações clínicas da patologia são variáveis e depende de sua localização.

RELATO DE CASO

Paciente, 63 anos, sexo feminino, encaminhada ao serviço com dor abdominal difusa associada a distensão e perda ponderal de 10 kg há 2 meses. Ao exame físico palpava-se massa endurecida , extensa, móvel e indolor. A tomografia evidenciou volumosa formação sólida expansiva em gordura mesentérica anterior em todo abdome com planos de clivagem com câmara gástrica e alças enterocólicas. Evolui com abdome agudo obstrutivo, sendo indicado laparotomia exploradora. No achado intraoperatório foi visualizado massa 37 x 40 cm com plano de clivagem com estômago, cólon e mesentério, sendo realizado resseção em bloco. O anatomopatológico evidenciou neoplasia maligna fusocelular de origem mesenquimal com margens de ressecção coincidentes com tumor. Índice mitótico de 13 mitoses por 10 campos de grande aumento e extensa necrose- estágio T4N0MO com alta taxa mitótica. Imunohistoquímica: CD34 +, CD117 +, K167+. Paciente foi encaminhada ao serviço de referência-Icesp e iniciado quimioterapia com Imatinibe. Encontra-se há 1 ano e meio sem sinais de recidiva.

DISCUSSÃO

A ressecção cirúrgica é o padrão ouro para o tratamento da doença. Porém tumores volumosos, irressecáveis, com chance de recidiva e presença de metástase são indicações de uso de imatinibe.

PALAVRAS CHAVE

ABDOME AGUDO, GIST, IMATINIBE

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL GERAL ITAPEVI - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA ARAUJO MENDES, MOHAMED IBRAHIM ALI TAHA, FERNANDO TORRES VASQUES, PRISCILLA REBOUÇAS, FERNANDA CAVALCANTI CABRAL, MARILIA LOUREIRO GOIS CAVALCANTI, JESSICA SANTOS OLIVEIRA, BRAULIO VICTOR BRANDÃO LADEIA