CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

AVALIAÇAO DOS ASPECTOS CLINICOS E EPIDEMIOLOGICOS E SUA RELAÇAO COM A ESCALA DE ALVARADO DE PACIENTES COM APENDICITE AGUDA OPERADOS NO CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI.

OBJETIVO

Avaliar os aspectos clínicos e epidemiológicos e sua relação com a escala de ALVARADO em casos de apendicite aguda no pronto-socorro.

MÉTODO

Foram analisados 190 prontuários de pacientes submetidos a apendicectomia no CHM durante o período de 18 meses, sendo analisados diversos dados epidemiológicos e classificados segundo escalas diagnósticas. Achados cirúrgicos, anatomopatológicos e tempo de internação também foram analisados. A Escala de Alvarado foi utilizada com parâmetro de diagnóstico e seus resultados foram comparados com outros estudos, para avaliar a validação da mesma.

RESULTADOS

Dentre os 183 casos analisados, obtivemos dados epidemiológicos dentro do esperado para literatura, com maior incidência em homens adulto jovens e com maior índice de complicação em pacientes que tiveram um internação tardia (+ 48 horas). A validação da Escala de Alvarado mostrou um benefício do uso da mesma, quando adota-se um ponto de corte mais baixo (≥ 5), tendo assim uma boa sensibilidade, apesar da baixa especificidade. Utilizando essa Escala podemos ter um menor número de falsos negativos, com menor índice de diagnósticos tardios e menos complicações.

CONCLUSÕES

Concluímos, com esses dados, que nosso estudo corroborou outros de validação diagnóstica da Escala de Alvarado. Ela que atualmente, é utilizada muito mais para triagem diagnóstica (prosseguir ou não com investigação) do que para definição de conduta cirúrgica, por ter uma sensibilidade eficiente e um baixo número de falsos negativos, se utilizada com ponto de corte adequado (≥ 5). Nesses casos, a maioria dos trabalhos orienta o prosseguimento investigativo, para evitar laparotomias desnecessárias, que, muitas vezes, aumentam a morbidade dos pacientes.

PALAVRAS CHAVE

APENDICITE AGUDA, CRITÉRIOS DE ALVARADO, APENDICECTOMIA, ABDOME AGUDO.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

LUIS HENRIQUE BARRETO CHAVES, NEZIO FABER DA SILVA JUNIOR, VITORIA PEREIRA MARRA, RODRIGO OLIVEIRA LIMA, CAYETANO MESTRES MERCADER NETO, DAVID SUCUPIRA CRISTINO, MAURICIO DE ANDRADE AZEVEDO, LUIZ HENRIQUE WESTPHALEN