CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

ANALISE COMPARATIVA DE COMPLICAÇOES POS-OPERATORIAS EM PACIENTES COM APENDICITE AGUDA OPERADOS NO CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI

OBJETIVO

Analisar as complicações pós-operatórias mais freqüentes em apendicectomias realizadas no serviço de emergência do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

MÉTODO

Trata-se de estudo observacional, retrospectivo, descritivo e analítico realizado a partir da revisão de prontuários médicos eletrônicos. No período de janeiro de 2016 e junho de 2017, foram selecionados 190 pacientes que se submeteram a tratamento cirúrgico por apendicite complicada, sendo que somente 183 pacientes enquadravam-se nos critérios de inclusão e não preenchiam os critérios de exclusão da pesquisa. Os seguintes parâmetros foram analisados retrospectivamente: idade, sexo, tempo decorrido entre o início dos sintomas e a internação hospitalar, tempo total de internação hospitalar, incisão e técnica cirúrgica adotada; achados intra-operatórios, tratamento proposto, anatomopatológico e aposição de dreno intra-abdominal.

RESULTADOS

Os fatores como sexo masculino, extremos de idade, atraso no diagnóstico e tratamento; e fases mais tardias da apendicite aguda mostraram aumento das complicações no presente estudo.

CONCLUSÕES

Vê-se a necessidade de uma melhor estruturação no atendimento inicial dos pacientes da emergência do CHM e de melhorar o acesso do usuário do SUS a emergência cirúrgica do CHM.

PALAVRAS CHAVE

Apendicite Aguda, Apendicectomia, Abdome Agudo.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

NEZIO FABER DA SILVA JUNIOR, LUIS HENRIQUE BARRETOS CHAVES, CAYETANO MESTRES MERCADER NETO, RODRIGO DE OLIVEIRA LIMA, DAVID SUCUPIRA CRISTINO, VITORIA PEREIRA MARRA, MAURICIO DE ANDRADE AZEVEDO, GUILHERME COSTA E SILVA