CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

AVALIAÇAO CLINICA, RADIOLOGICA E CIRURGICA DE PACIENTES OPERADOS POR APENDICITE AGUDA NO CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI(SP).

OBJETIVO

Devido alta incidência na população geral e as controvérsias em relação ao uso de exames de imagem no diagnóstico de apendicite aguada(AA), o presente estudo visa avaliar a correlação entre os achados radiológicos (utilizando o USG e a TC) com o diagnóstico clínico (através da Escala de Alvarado), achados cirúrgicos, anatomopatológico, seguimento pós-operatório (PO) e complicações.

MÉTODO

Dados foram coletados dos prontuários de todos os pacientes com idade igual ou superior a 15 anos submetidos à apendicectomia em um hospital terciário da zona norte de São Paulo, de janeiro 2016 a abril de 2017.

RESULTADOS

Coletado dados de 183 pacientes, dos quais 91,25% fizeram exames de imagem. Observou-se correlação positiva entre a TC diagnóstica, Escala de Alvarado e diagnóstico AP de AA. Também encontramos que pacientes sem TC complicada apresentavam baixo risco de AA com perfuração ou complicações pós-operatórias. Não se observou correlação entre a USG e o diagnóstico de AA.

CONCLUSÕES

Observamos que a TC é um ótimo exame para investigação de AA, não apenas para seu diagnóstico, mas também no auxilio da programação cirúrgica e cuidados PO, podendo predizer pacientes com maior risco de apresentar estágios mais avançados e com maior risco PO.

PALAVRAS CHAVE

apendicite aguda, abdome agudo, apendicectomia.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

VITÓRIA PEREIRA MARRA, LUIS HENRIQUE BARRETO CHAVES, NÉZIO FABER DA SILVA JÚNIOR, CAYETANO MESTRES MERCADER NETO, RODRIGO DE OLIVEIRA LIMA, DAVID SUCUPIRA CRISTINO, LUIZ HENRIQUE WESTPHALEN, MAURICIO DE ANDRADE AZEVEDO