CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

ANALISE DE OBITOS ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS TRAUMATIZADOS EM ACIDENTES DE TRANSPORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2006-2016: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

OBJETIVO

Glauber Cerizza Silveira, Curso de Medicina, Universidade de Ribeirão Preto.

As causas externas, especialmente os acidentes de trânsito (AT), passaram a ter grande importância no comprometimento da saúde da população. No Brasil, os AT apresentam são considerados a principal causa de morte na população economicamente ativa.

OBJETIVO: Avaliar os aspectos epidemiológicos dos acidentes envolvendo motociclistas traumatizados em acidentes de transporte no estado de São Paulo no período de 2006-2016, por faixa etária e sexo.

MÉTODO

MÉTODO: Estudo epidemiológico descritivo, cujos dados foram obtidos por meio de consulta às seguintes bases de dados: SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana), SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), disponibilizados pelo Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

RESULTADOS

RESULTADO: Os dados apresentados pelo DATASUS demonstraram que no período estudado ocorreram 17.083 óbitos envolvendo motociclistas, no estado de São Paulo. Não foram analisados nesse estudo a presença ou a ausência de equipamentos de proteção, assim como a análise dos tipos de traumas que resultaram em óbitos.

CONCLUSÕES

CONCLUSÂO: Obteve-se um panorama epidemiológico da mortalidade de motociclistas, devido a acidentes de transporte com motociclistas no estado de São Paulo, nos indivíduos de faixa etária de 1 a 74 anos. Esses resultados poderão ser úteis para prevenção e melhorar a resposta no atendimento de pacientes traumatizados e, consequentemente, o desenvolvimento de novas estratégias de atuação para diminuir a taxa de mortalidade.

PALAVRAS CHAVE

#EMERGÊNCIA #TRAUMA #CIRURGIA #EPIDEMIOLOGIA

Área

TRAUMA

Instituições

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

Glauber Cerizza Silveira, Rodrigo Rocha Ramalho