CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

COMPARAÇAO ENTRE O NUMERO DE COLECISTECTOMIAS REALIZADAS EM CARATER DE URGENCIA E ELETIVA NO TOCANTINS

OBJETIVO

Abordar uma análise comparativa entre o número de procedimentos de exérese cirúrgica da vesícula biliar realizadas em caráter de urgência e eletiva no estado do Tocantins no período de janeiro a dezembro de 2017.

MÉTODO

Pesquisa desenvolvida e embasada em dados retrospectivos fornecidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram valorizados os procedimentos enquadrados na urgência e eletiva durante o período em análise (2017).

RESULTADOS

Em 2017 foram realizados 483 procedimentos de exérese cirúrgica da vesícula biliar em regime eletivo. Nesse mesmo período o número de procedimentos realizados na urgência foi de 505 casos. A razão entre o caráter dos procedimentos foi de 1,04 de urgência para cada eletivo.

CONCLUSÕES

Observa-se uma necessidade de avaliar a gestão e traçar novas condutas viáveis á respeito das condições que regem o tratamento cirúrgico, em especial das doenças da vesícula biliar na tentativa de diminuir a relação colecistectomia urgência/eletiva visto que as eletivas dispõem de um planejamento pré-operatório superior e causam menos complicações inerentes ao procedimento cirúrgico quando comparadas com as urgências.

PALAVRAS CHAVE

Colecistectomia; Urgência; Cirurgia.

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG - Tocantins - Brasil

Autores

Rodrigo Alves Lima, Nathalia Barros Trovo, Edison Benedito Luz Brito Junior