CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

COMPARAÇAO ENTRE GASTROPLASTIA COM DERIVAÇAO INTESTINAL EM Y-DE-ROUX COM ANEL E SEM ANEL NO HOSPITAL UNIVERSITARIO CASSIANO ANTONIO MORAES

OBJETIVO

O objetivo do trabalho consiste em avaliar as variações de técnica cirúrgica de gastroplastia com derivação intestinal em Y de Roux (GDYR) em relação ao uso ou não do anel contensor e assim, comparar a perda ponderal e avaliar a melhora das comorbidades associadas. Avaliada também a via de acesso utilizada (laparotômica x laparoscópica).

MÉTODO

Trata-se de um estudo Comparativo, Retrospectivo, onde os dados foram coletados inteiramente em prontuários do serviço de bariátrica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), localizado no ambulatório da Casa 3. Foram coletadas amostras aleatórias de 400 pacientes, no período de 15 anos.

RESULTADOS

Foram avaliados 65 pacientes submetidos à cirurgia com anel e 149 pacientes em que o anel não foi utilizado na técnica, somando uma amostra de 214 pacientes. A média de peso dos pacientes foi de 124,87 kg com um desvio padrão de 21,93kg. O IMC inicial teve como média 48,45kg/m² com DP de 9,23. Para o Grupo Sem Anel, foi observada diferença estatisticamente significante entre os momentos na presença das seguintes morbidades: HAS, DM, Esteatose Hepática, Distúrbio do Sono e Dislipidemia. Para o Grupo Com Anel, foi observada diferença estatisticamente significante entre os momentos na presença das seguintes morbidades: HAS, DM, Esteatose Hepática e Dislipidemia. A via de acesso para a realização das cirurgias, também foi avaliada, sendo a técnica laparotômica, mais frequente, correspondendo a 197 casos (92,05%) em comparação com a técnica laparoscópica, 17 casos (7,94%).

CONCLUSÕES

O estudo confirma a melhora das comorbidades com a perda ponderal independente da técnica realizada, porem nos faz atentar para a possibilidade das comorbidades, depressão e distúrbio do sono, estarem relacionadas ao uso do anel. Muito se encontra na literatura, a relação do anel com piora do padrão alimentar, sendo este, um possível causador deste mal.

PALAVRAS CHAVE

Cirurgia Bariátrica; Obesidade; Comorbidades

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil

Autores

MORIANE BARCELOS LORENZONI, ELOISA SPINASSÉ GIACOMIN, LORENA FERREIRA AZEVEDO, GRAZIELLY COSER DE ASSIS, THALES RIBEIRO DOS SANTOS VECCI, GUILHERME BAPTISTA ROSALÉM FRAGA, MARCELA GIORISATTO DUTRA