CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFURAÇAO DE JEJUNO COM ABCESSO DE GRANDE VOLUME BLOQUEADO EM RETROCAVIDADE DEVIDO A DOENÇA DIVERTICULAR: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

Divertículo do trato gastrointestinal trata-se de uma patologia decorrente da alteração estrutural da parede digestiva ocasionando o surgimento de protrusões saculares em quantidade variável. Divertículos são, no geral, mais frequentes no cólon e sua prevalência aumenta com a idade, chegando a atingir cerca de dois terços da população com idade em torno de 80 anos. Sua localização no intestino delgado, porém, é pouco comum, apresentando uma prevalência de aproximadamente 0,3% - 1,9% em estudos de imagem e 0,3% - 1,3% em estudos de necropsia, acometem preferencialmente idosos, por volta da sexta ou sétima décadas de vida, predominando no sexo masculino. Anatomicamente, distribuem-se ao longo do intestino delgado da seguinte maneira: 60-70% no duodeno, 20-25% no jejuno e 5-10% no íleo.

RELATO DE CASO

Masculino, 40 anos, encaminhado para pronto atendimento de cirurgia geral com queixa de epigastralgia pós-prandial, de forte intensidade, precedida por vômitos, associada a sinais de peritonite. História de perda de 30 quilos em aproximadamente 2 meses devido à redução da ingesta alimentar por quadro de epigastralgia crônica, referiu ter realizado tratamento prévio para gastropatia e colecistite, sem melhora. Realizada tomografia computadorizada de abdome que evidenciou a presença de pneumoperitônio. Durante laparotomia exploradora encontrou-se divertículo perfurado em jejuno com abcesso de grande volume, bloqueado em retrocavidade. Lesão de difícil sutura devido a tecido friável, não sendo possível realizar rafia adequada. Devido ao déficit nutricional do paciente, foi optado por não reabordar no momento, aguardando compensação nutricional para segunda abordagem cirúrgica.

DISCUSSÃO

Os divertículos costumam ser assintomáticos em 60% a 70% dos casos. A sintomatologia crônica inclui dor abdominal vaga, plenitude pós-prandial, náuseas, vômitos, diarreia e hemorragia gastrintestinal baixa crônica. Complicações agudas são diverticulite, com ou sem abscesso ou perfuração, hemorragia gastrintestinal e obstrução intestinal. As complicações de doenças diverticulares, se não diagnosticadas e manejadas prontamente, como no caso apresentado em que entre o início dos sintomas de abdome agudo e o desfecho cirúrgico passaram-se pouco mais de 24 horas, podem apresentar altas taxas de mortalidade.

PALAVRAS CHAVE

Diverticulo, Jejunal, Intestino, Delgado, Abdome agudo

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Universidade Brasil - São Paulo - Brasil

Autores

João Carlos Bizinotto Leal de Lima, AMANDA OLIVA SPAZIANI , Luis Carlos SPAZIANI, RAISSA SILVA FROTA , Nycolle Arantes Torres Carvalho , Rodolpho Cesar Oliveira Mellem Kairala , CLERSON RODRIGUES MANAIA, CLEIDJANE FURTADO REZENDE