CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

Intussuscepção intestinal em adulto induzida por neoplasia de cólon direito

INTRODUÇÃO

Intussuscepção intestinal é a invaginação de um segmento do intestino sobre seu segmento adjacente. É uma condição comum em crianças e causa frequente de obstrução intestinal. O ponto de start costuma ser hiperplasia linfoide devido infecção viral, apesar de 95% das invaginações serem idiopáticas.
Em adultos, 85% possuem etiologia passível de identificação, entre elas temos: divertículo de Meckel, bridas, doença inflamátoria intestinal e tumores benignos como lipomas e pólipos adenomatosos. Mais de 50% das intussuscepções são causadas por neoplasias malignas de cólon e menos frequentemente de intestino delgado.

RELATO DE CASO

Homem, 55 anos, sem comorbidades com quadro de dor abdominal difusa em cólica há um mês, associado a diarréia paradoxal, inapetência e perda ponderal de 10kg em 2 meses. Negava febre, vômitos e parada de eliminação de fezes e flatos. Traz USG com nódulos hepáticos hiperecogênicos de 5cm e achados sugestivos de intussuscepção intestinal no flanco direito, podendo estar associado a processo neoplásico.
Ao exame físico apresentava-se em bom estado geral, sinais vitais estáveis, abdome doloroso a palpação de HCD, com massa palpável à 6 cm do RCD, DB negativa. Toque retal apenas com fezes em dedo de luva. Solicitado então, laboratoriais e TC de abdome. Apresentava anemia hipo/micro e leucocitose com desvio. A TC de abdome evidenciou imagem sugestiva de intussuscepção intestinal ileocecocólica até cólon transverso, com sinais de sofrimento de alça e imagem hepática com realce globuliforme progressivo sugestivo de hemangioma. Submetido a laparotomia exploradora, visualizado intussuscepção intestinal de íleo terminal em cólon ascendente. Tentado redução manual, inefetiva, optado por colectomia direita com ileo-trasverso anatomose mecânica e linfadenectomia ileocecal. O AP evidenciou adenocarcinoma moderadamente diferenciado, pT3pN0Mx com margens livres. Evoluiu estável clinicamente, com boa aceitação da dieta e eliminação de flatos, recebendo alta no PO6 com seguimento ambulatorial.

DISCUSSÃO

Intussucepção intestinal no adulto compõe 5% das intussucepções, sendo um achado raro. O diagnostico é desafiador pois possui uma clinica vaga, com dor abdominal difusa sem os sinais típicos de obstrução intestinal, levando a um tempo prolongado de sintomas até que o diagnostico seja feito.
Estima-se que 50% das invaginações em adultos são causadas por neoplasias como ponto de start, sendo o tratamento cirúrgico mandatório. Rx contrastado e a colonoscopia podem ser úteis para o diagnostico, porém a TC de abdome é considerado o padrão ouro, evidenciando o ‘'sinal do alvo’’, além de edema de alça e o ponto de stop. Diferentemente das crianças que podem ser tratadas de maneira conservadora com clister, quase 90% dos casos nos adultos são tratados com ressecção cirurgica do segmento acometido, uma vez que o risco de malignidade é elevado, como demonstrou o caso clinico apresentado.

PALAVRAS CHAVE

abdome agudo, obstrução intestinal, intussuscepção intestinal, neoplasia de cólon

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

MARINA CORREA VIANA , IVAN BORIN SELEGATTO, MURILO AUGUSTO PARANHOS PINTO