CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

DESFECHOS POS OPERATORIOS DE PROCEDIMENTO DE HARTMANN E ANASTOMOSE PRIMARIA COM ILEOSTOMIA PARA DIVERTICULITE PERFURADA

OBJETIVO

A diverticulite perfurada (DP) é uma complicação comum da doença diverticular que apresenta elevado interesse médico-cirúrgico devido sua elevada prevalência e possível desfecho letal se não manejada adequadamente. Admite–se as técnicas de anastomose primária (AP) com ileostomia e procedimento de Hartmann (PH) como possíveis abordagens terapêuticas, embora a preferência entre as duas ainda seja objeto de discussão, justificando revisões sistemáticas sobre o tema.

MÉTODO

Bases de dados eletrônicas (MEDLINE acessada via PubMed, Lilacs, Scielo e Cochrane Lybrary) foram consultadas retrospectivamente de Abril de 2013 a Maio de 2018, utilizando as seguintes palavras-chave: Primary Anastomosis, Diverticulitis, Hartmann, Peritonitis, Perforated e suas associações em inglês. Os critérios de inclusão basearam–se em estudos de pacientes adultos com DP que se submeteram a ressecção da porção acometida associada à técnica de AP com ileostomia ou PH e seus resultados em médio e longo prazo, incluindo complicações, qualidade de vida e estado geral do paciente no pós-operatório. Excluídos relatos de caso, artigos de opinião, relatos de experiências subjetivas e trabalhos com informações repetidas ou disponíveis em outras pesquisas. Obteve–se 59 estudos do período preconizado que respondiam satisfatoriamente ao objetivo desta revisão sistemática. Artigos mais recentes, de maior fator de impacto e nível de evidência foram priorizados. Selecionados 9 artigos para serem analisados, sendo 3 estudos randomizados, 1 revisão sistemática e 5 estudos observacionais. Esta pesquisa teve como limitação o grupo heterogêneo de características metodológicas e de pacientes e número reduzido de trials.

RESULTADOS

A literatura científica obtida demonstrou maior taxa de morbidade associada ao PH em comparação a AP com ileostomia, além de irreversibilidade da ostomia na maioria dos casos em que o PH foi executado. Um estudo randomizado concluiu que em 18 meses, 96% dos paciente submetidos a PA conseguiram reversão do estoma, enquanto, nesse mesmo período, foram apenas 65% daqueles após PH. Um estudo observacional constatou que em 98 pacientes submetidos a AP (26) e PH (72), acompanhados por 68 meses, foram revertidos os estomas em 85% para o primeiro grupo (AP), enquanto, 58% no segundo (PH). A preferência pela AP com ileostomia nas situações de diverticulite perfurada tem demonstrado ser emergente em muitos serviços.

CONCLUSÕES

Embora a mortalidade tenha sido semelhante em ambos, a taxa de reversão do estoma foi significativamente maior na AP. Este artigo fornece evidências adicionais em favor da AP com ileostomia sobre o PH em pacientes com peritonite diverticular.

PALAVRAS CHAVE

Primary Anastomosis; Diverticulitis; Hartmann; Peritonitis; Perforated

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Uniara - São Paulo - Brasil

Autores

André Claudio Rocha, Matheus Lopes Puls