CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DE SPIEGEL ENCARCERADA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A hérnia de Spiegel representa de 0,1% a 2,4% de todas as hérnias de parede abdominal. É definida pela protrusão de conteúdo através de um defeito da aponeurose do músculo transverso abdominal, limitada pela linha semilunar lateralmente e a borda lateral do músculo reto abdominal medialmente. Como é uma entidade rara seu diagnóstico é muitas vezes tardio, por apresentar aspectos clínicos não usuais. O estrangulamento, presente em até 30% dos casos, é a sua principal e mais temida complicação. Tendo em vista o desafio no diagnóstico, sua baixa incidência e elevado risco de complicações, a hérnia de Spiegel é de grande interesse para o cirurgião geral. Relatar um caso de hérnia de Spiegel unilateral encarcerada abordado Pronto Socorro do Hospital Municipal “Dr. Carmino Carrichio” (Hospital Municipal do Tatuapé – São Paulo / SP).

RELATO DE CASO

Paciente, masculino, 52 anos, chega ao PS com queixa de vômitos há 02 dias. Paciente com história de massa em flanco esquerdo, redutível há mais de um ano. Refere que há mais ou menos uma semana antes da admissão apresentou dor intensa em região, com melhora espontânea. Relata que há 02 dias apresentou a mesma dor, porém sem melhora do quadro, associado à vômitos, anorexia e parada de eliminação de fezes. Ao exame físico, notava-se massa volumosa em flanco esquerdo dolorosa à palpação. À Tomografia Computadorizada (TC), evidenciou um anel herniário em região da linha semi-lunar com alças de delgado em seu interior. Optou-se pela abordagem cirúrgica, sendo realizada incisão mediana peri-umbilical, sendo evidenciado anel hernário em flanco esquerdo, com 4 cm em seu maior diâmetro, com alça em seu interior de aspecto cianótico, sem perfuração, realizado redução do conteúdo, com melhora imediata do aspecto da alça, não sendo realizado ressecção. Corrigindo-se o defeito com Vicryl 0. O paciente evoluiu satisfatoriamente, tendo recebido alta hospitalar no quarto dia de pós-operatório. Após três meses de evolução, o paciente encontra-se bem, com parede abdominal íntegra, sem sinais de recidiva ou outras complicações tardias.

DISCUSSÃO

Apesar de já bem conhecida, é uma hérnia rara, com pico de incidencia entre a 4ª e a 7ª décadas de vida, sendo a dor abdominal o sintoma mais prevalente, podendo ser o único sintoma relatado. Outros sintomas são de massa abdominal palpável, além dos sinais clássicos de encarceramento. Ao exame físico, nota-se massa abdominal lateral ao músculo reto abdominal, redutível ou não. . A ultrassonografia da parede abdominal é o método de escolha para investigação diagnóstica A TC deve ser indicada na presença dúvida diagnóstica e em situações de encarceramento ou estrangulamento. O tratamento cirúrgico da hérnia de Spiegel é mandatório, já que esta apresenta alto risco de encarceramento (17% a 30%) e estrangulamento (21%).

PALAVRAS CHAVE

Hernia de Spiegel; encarceramento; tratamento cirurgico

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Hospital Municipal Dr. Carmino Carrichio - São Paulo - Brasil

Autores

Jose Machado Neto, Mauro Razuk Filho, Newton Araujo Neto, Kaline Fortes Viana, Eduardo Costa Pacheco, Pablo Luis da Silva, Lucio Ravel Andrade, Hisashi Aoyagi