CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: HIDROADENITE SUPURATIVA CRONICA

INTRODUÇÃO

A hidradenite supurativa (HS) é uma doença crônica, inflamatória, recidivante que envolve lesões em áreas com glândulas sudoríparas apócrinas, como: região axilar, região inguinal e região anogenital. A HS tem uma prevalência estimada entre 1% a 4% sobre a população ocidental, mas é uma frequência subestimada visto que os paciente evitam buscar ajuda médica por se sentirem envergonhados devido à condição clínica da doença. Observa-se uma maior incidência por volta da terceira década de vida. A fisiopatologia da HS não é totalmente compreendida, acredita-se que é um processo multifatorial acompanhado de desordem inflamatória sistêmica. As lesões da HS caracterizam-se pela presença de nódulos eritematosos e dolorosos nas regiões afetadas que surgem de maneira aguda, adquirem aspecto amolecido e com o decorrer do processo ocorre fistulização, seguida de cicatrização atrófica das lesões. Devido à presença desses trajetos fistulosos na pele a HS pode ser erroneamente diagnosticada como Doença de Crohn que associada à baixa incidência da justifica a realização deste relato.

RELATO DE CASO

J.C.S.L, 36 anos, sexo masculino. Apresentou queixa de nodulações perianais há 11 anos, localizadas em nádega direita associadas a dor de alta intensidade e secreções de aspecto purulento. Ocorreu piora da doença há 6 anos com aumento no número de nodulações que não apresentaram fatores de melhora ou piora. Essas lesões entraram em remissão espontânea, mas apresentaram recidiva frequente no mesmo local. Foi realizada biópsia da mucosa retal que foi sugestiva para Doença de Crohn Anorretal. O paciente apresentava-se deprimido e havia tentando suicídio no ano anterior por meio da ingesta de Glifosato. Foi realizada colonoscopia que estava dentro dos limites da normalidade, permitindo descartar o diagnóstico de Doença de Crohn e diagnosticá-lo com Hidroadenite Supurativa, ficando aos cuidados da equipe da Cirurgia Geral, a qual realizou ressecção cirúrgica da área afetada.

DISCUSSÃO

J.C.S.L foi diagnosticado tardiamente com HS, que contribuiu para a piora da doença sendo classificado em estádio 3 dos critérios de Hurley e por isso, o tratamento efetuado foi cirúrgico. Dentre os fatores que dificultaram o diagnóstico e atrasaram o tratamento do paciente foram: demora para buscar o serviço médico e o equívoco em considerar o quadro clínico como Doença de Crohn. A literatura sugere que os acometidos por HS apresentam maiores chances de desenvolver depressão e outros distúrbios psiquiátricos devido a evolução clínica da HS e que faz com que muitos pacientes deixem de buscar auxílio médico, como ocorreu com J.C.S.L. A doença de Crohn é um distúrbio inflamatório crônico e recidivante que pode acometer qualquer segmento do trato gastrointestinal. Nosso paciente foi diagnosticado equivocadamente, pois a HS perineal mimetiza clinicamente a DC com fístula perianal. O diagnóstico diferencial entre essas patologias é um desafio, mas essencial para um bom prognóstico.

PALAVRAS CHAVE

Hidroadenite Supurativa
Doença de Crohn

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNIMAR - São Paulo - Brasil

Autores

LEONARDO JORDAN HANSEN, GERSON SARDELLA DELSIN, NATALY DE LUCCAS BUENO