CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

ESTUDO DE PORTADORES DE TUMORES DO PANCREAS SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRURGICO NO CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI - SAO PAULO - SP, DURANTE O PERIODO DE JANEIRO DE 2016 A JANEIRO DE 2018.

OBJETIVO

Analisar as características demográficas, as comorbidades, o tipo de procedimento e as intercorrências pós-operatórias precoces dos pacientes com tumor de pâncreas submetidos a tratamento cirúrgico.

MÉTODO

Estudo transversal, que analisou 30 prontuários de pacientes portadores de tumores do pâncreas, no período de 24 meses no Conjunto Hospitalar do Mandaqui (CHM). A coleta de dados foi realizada a partir dos prontuários médicos do Serviço de Arquivo Médico do hospital. Foi realizada análise descritiva e bivariada utilizando o teste qui-quadrado.

RESULTADOS

Do total de participantes 13% eram do sexo masculino. A média de idade foi de 67,8 anos. Em relação ao procedimento, 36,8% foram submetidos à duodenopancreactectomia e o restante à derivação biliodigestiva ou pancreatectomia corpo- caudal. O adenocarcinoma ductal ocorreu em 70% e 80% dos tumores estavam localizados na cabeça do pâncreas. As complicações pós-operatórias precoces ocorreram em 26,7%, e a mais prevalente foi fístula biliar (50%).

CONCLUSÕES

Apesar de os portadores de tumores de pâncreas receberem diagnóstico tardio, a duodenopancreatectomia e pancreatectomia corpo
caudal foi realizada em metade dos casos cujas principais complicações cirúrgicas foram fístula biliar, e entre as não-cirúrgicas, a infarto agudo do miocárdio.

PALAVRAS CHAVE

Neoplasias Pancreáticas. Complicacões pós-operatórias. Duodenopancreatectomia.

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

VITORIA PEREIRA MARRA, LUIS HENRIQUE BARRETO CHAVES, CAMILA PACHECO SOUZA SILVA, MAURICIO ANDRADE AZEVEDO, LUIZ HENRIQUE WESTPHALEN, NEZIO FABER JUNIOR, MILENA FATIMA QUEIROZ, ROMUALDO AGUIAR