CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULITE AGUDA PERFURADA DE COLON DIREITO - DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE APENDICITE AGUDA

INTRODUÇÃO

Divertículos são herniações da mucosa e submucosa através da camada muscular da parede intestinal. 90% acometem o sigmóide e se caracterizam por anormalidades da camada muscular própria. Sua presença no colon direito é mais comum na população oriental. Eles se formam no local em que as artérias perfuram a camada muscular circular. A maioria dos pacientes é assintomática. De 15-30% dos pacientes apresentam a forma complicada da doença. A diverticulite aguda - inflamação dos divertículos é a complicação mais frequente. O diagnóstico diferencial da diverticulite aguda é amplo e a apendicite aguda representa a hipótese diagnóstica errônea mais frequentemente levantada para os indivíduos, principalmente nos casos de diverticulite de ceco e cólon direito.

RELATO DE CASO

A.Y.Y., sexo masculino, 36 anos, oriental, policial, deu entrada no serviço de emergência devido dor abdominal há 7 dias, difusa que migrou para fossa ilíaca direita e flanco direito, de forte intensidade, associada a febre aferida (38ºC) e diminuição do apetite. Hígido. Cirurgia prévia de reconstrução de ligamento cruzado anterior direito há 5 anos e simpatectomia videolaparoscópica há 10 anos. Ao exame físico: PA 124x66 mmHg FC 95 bpm FR 18 irpm Temp 36ºC, regular estado geral, facies de dor, sem sinais de irritação meníngea, abdome plano, flácido, doloroso a palpação de fossa ilíaca direita e flanco direito, sinal de Blumberg. Iniciado jejum, hidratação venosa e analgesia. Solicitado exame laboratoriais que resultaram leucocitose (16.700 leucócitos, 2% bastões e 75% segmentados) e PCR 114.8. Tomografia: apêndice não visualizado; abscesso em fossa ilíaca direita. Foi indicada videolaparoscopia, onde procedemos a drenagem do abscesso em FID que acometia e infiltrava a parede posterior de ceco. Apêndice íntegro. Foi optada pela laparotomia infra-umbilical mediana onde visualizamos ponto de perfuração na parede posterior do cólon direito. Indicada colectomia direita com ileotransverso anastomose latero-lateral mecânica com grampeador linear. Paciente evoluiu sem intercorrências recebendo alta no 5º dia de pós operatório. No anatomo-patológico foi evidenciado diverticulose colônica com diverticulite aguda supurativa e foco de perfuração sem sinais de malignidade.

DISCUSSÃO

Estima-se que 30% da população com mais de 60 anos e 60% dos indivíduos com mais de 80 anos sejam afetados com a doença diverticular dos colons. Isso demonstra a necessidade de realizarmos o correto diagnóstico e tratamento dessa condição clínica. Para isso precisamos conhecer a fisiopatologia da doença, além de seus diagnósticos diferenciais. A doença diverticular do cólon direito, padrão predominante nas populações asiáticas, raramente acomete a população ocidental sendo um importante diagnóstico diferencial da apendicite aguda, uma das mais incidentes patologias cirúrgicas na urgência.

PALAVRAS CHAVE

diverticulite perfurada, perfuração, colon direito

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Edmundo Vasconcelos - São Paulo - Brasil

Autores

Luis Fernando Paes Leme, Leonardo de Mello Del Grande, Caroline Godinho De Andrade, Luiz Sergio Landini Filho