CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE BOUVERET COM TRIADE DE RIGLER

INTRODUÇÃO

A síndrome de Bouveret (SB) é uma forma rara de ileus biliar com obstrução à nível duodenal. Possui interesse médico por ser causa incomum de sintomas inespecíficos do trato gastrointestinal com mortalidade significativa (40-60%), devendo ser compreendida para diagnóstico e manejo adequado.

RELATO DE CASO

C.B., 76 anos, masculino, branco, dentista aposentado há 13 anos, admitido em pronto atendimento hospitalar com queixa de dor abdominal, náuseas e vômitos pós-prandiais precoces há 2 dias. Refere dor intensa 8/10, em cólica, contínua, sem fatores de melhora, associada à anorexia desde início dos sintomas e parada da eliminação de gases e fezes há 1 dia. Localiza a dor em região epigástrica e no quadrante superior direito com irradiação para o quadrante inferior direito. Antecedentes pessoais: Hipertensão arterial sistêmica há 13 anos, em uso de losartana há 2 anos. Nega histórico de diabetes mellitus e dislipidemias. Artroplastia total de joelho direito há 12 anos, devido à desgaste por lesão crônica. Ao exame físico: Paciente em bom estado geral, lúcido e orientado em tempo e espaço, hipocorado 1+/4+, hidratado, acianótico, anictérico, afebril, eupneico. Frequência cardíaca de 91 bpm e pressão arterial de 130x100 mm/Hg. Negou doenças de base e uso de medicações contínuas. Exame do abdome demonstrou distenção com rigidez difusa, com dor à palpação profunda de quadrantes direitos e região epigástrica, sem sinais de irritação peritoneal. Solicitados exames laboratoriais (leucócitos: 13.550/mm³; Plaquetas: 193x10³/mm³;) e ultrassonografia abdominal, que demonstrou colelitíase com pneumobilia. Solicitado tomografia computadorizada de abdome total para complementação de estudo imagenológico, por sugestão de ultrassonografista, que confirmou laudo anterior e evidenciou fístula colecistoduodenal e imagem homogênea e ovalada de aproximadamente 6,5 cm obstruindo a segunda porção duodenal. Tentativa de retirada do cálculo endoscopicamente realizada sem sucesso. Optado por intervenção cirúrgica, realizando gastrotomia longitudinal de 7 cm em corpo gástrico com retirada manual do cálculo impactado, seguido de sutura da gastrotomia e colecistectomia aberta com reparo de fístula. Paciente apresentou excelente evolução clínica, com alta no oitavo dia de pós-operatório e acompanhamento ambulatorial.

DISCUSSÃO

Nosso artigo apresentou paciente idoso com SB com resolução do quadro clínico após tratamento cirúrgico, necessário na maioria dos casos. Apesar de ser mais prevalente no sexo feminino, nosso paciente apresentou a tríade clínica (náusea, dor abdominal e vômitos) mais comum da SB. O método diagnóstico de escolha é a tomografia computadorizada, podendo visualizar a tríade de Rigler (pneumobilia, cálculo biliar ectópico e obstrução de intestino delgado) em uma minoria dos casos, como em nosso paciente. A cirurgia serve como modalidade diagnóstica e terapêutica, sendo a enterolitotomia e a gastrotomia as abordagens de escolha após tentativa endoscópica ou percutânea.

PALAVRAS CHAVE

BOUVERET RIGLER

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Universidade de Araraquara - São Paulo - Brasil

Autores

Matheus Lopes Puls, Sérgio Mattos Puls