CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO LEIOMIOMA PERIANAL

INTRODUÇÃO

Os leiomiomas são tumores benignos de linhagem mesenquimal que se originam do tecido muscular liso. A ocorrência de leiomiomas na região perianal de característica primária tem poucos casos publicados atualmente. Sua proximidade com o complexo esfincteriano traz implicações importantes no seu manejo cirúrgico. Visto a escassez na literatura sobre o tema, esse relato de caso apresenta uma paciente que desenvolveu dois leiomiomas perianais primários sincrônicos, cujo diagnóstico foi confirmado por painel imunohistoquímico.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 69 anos, queixa de crescimento de duas nodulações de progressão lenta há cinco anos. Há um ano crescem mais rapidamente e progride com dificuldade para evacuar. Ao exame proctológico, em posição de litotomia, foi evidenciado a presença de duas nodulações que abaulavam a pele da parede lateral perineal esquerda, superiormente uma lesão de 3 cm de diâmetro e abaixo, uma lesão de 2 cm de diâmetro, ambas a 2 cm do orifício anal. Lesões isoladas, móveis, de consistência fibro-elástica e pouco dolorosa à mobilização. A retoscopia confirmou uma mucosa anorretal sem comprometimentos. A ressonância magnética da pelve confirmou a presença de duas lesões sem comprometimento da parede do reto e canal anal, sem evidências de comprometimento de linfonodos no mesorreto e região inguinal. Foi realizada a excisão local de ambas nodulações. As lesões foram facilmente isoladas do tecido subcutâneo perianal por serem circunscritas e não comprometerem a musculatura esfincteriana do ânus nem a parede do reto ou canal anal. Realizou-se síntese primária das incisões sem colocação de dreno. O exame histopatológico convencional acusou a origem mesenquimal dos dois tumores. Painel imunohistoquímico mostrou sua composição de músculo liso de comportamento biológico incerto, ausência de pleomorfismo, necrose e escassez de figuras de mitose sugerindo comportamento biológico benigno. Assim se fechou o diagnóstico de leiomiomas perianais em ambas as lesões. Houve boa recuperação da paciente, com alta hospitalar no primeiro pós-operatório.

DISCUSSÃO

Leiomiomas são tumores de caráter benigno originado de células musculares lisas, com pouca probabilidade de malignização, predominantemente ocorre no útero e intestino delgado. Existem outros tipos de tumores mais frequentemente encontrados na região perianal: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, hidradenoma papilífero, entre outros. A apresentação do caso relatado é incomum: leiomioma perianal. A etiopatogenia do leiomioma consiste na histogênese do tecido muscular, podendo ser de crescimento a partir de uma única célula muscular ou de múltiplos focos de centros miogênicos. O estrógeno, a progesterona e o hormônio do crescimento (GH) estão diretamente ligados com a gênese deste tipo de tumor, além da predisposição genética.

PALAVRAS CHAVE

Leiomioma; tumor perianal; câncer colorretal.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Daniel Castilho, Ronaldo Nonose, Lucas de Sena Leme, Brunno Augusto José Costa, Marcela Gonçalves Del Ben, Diego Kenji Barbosa, Gabriela Guirao Herrera, Isabella Gonçalves Carpanetti