CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ENDOMETRIOSE PULMONAR

INTRODUÇÃO

A endometriose é uma doença ginecológica benigna associada à dor pélvica e infertilidade que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva. A doença é definida como a presença de estroma e glândulas endometriais funcionais fora da cavidade uterina. Na endometriose extrapélvica, eles crescem em outros locais, tais como no pericárdio, trato intestinal e até mesmo no cérebro. A endometriose torácica é uma forma de endometriose extrapélvica encontrada em tecidos parenquimatosos pulmonares ou na pleura; ela se manifesta mais frequentemente como pneumotórax catamenial, denominado dessa forma para refletir sua relação temporal com a menstruação

RELATO DE CASO

Paciente ECf, 35 anos deu entrada em pronto socorro com quadro de tosse produtiva, dispneia aos médios esforços, febre não aferida e aumento de volume abdominal sintomas iniciados há 6 meses. Veio ao Brasil para investigação de quadro de infertilidade sendo diagnosticada com endometriose.
Realizado rx de tórax mostrando derrame pleural em lado direito a esclarecer e us de abdome e pelve mostrando grande quantidade de líquido livre em cavidade e útero miomatoso. Realizado drenagem de tórax em centro cirúrgico com biópsia de pleura com agulha de Cope. Resultado de 1 biópsia mostrou inflamação crônica.
Optado por pleuroscopia com biópsia onde foram visualizados de pontos enegrecidos nodulares em região posterior pleural, apical e diafragmática. Biopsia das alterações encontradas tecido fibroso glandular de padrão endometrial, favorecendo quadro de endometriose.

DISCUSSÃO

O diagnóstico de endometriose torácica geralmente se baseia em dados clínicos e é confirmado por exame histopatológico de tecidos ressecados.
Ocorre mais frequentemente entre a terceira e a quarta década de vida sendo a maioria unilateral a direita. Os sintomas em geral são dor torácica e dispneia acompanhado de uma história prévia de endometriose pélvica ou infertilidade. O diagnóstico deve ser suspeitado quando a recorrência de pneumotórax coincide com o período menstrual quarta décadas de vida.

PALAVRAS CHAVE

endometriose, derrame pleural, tórax

Área

TÓRAX

Instituições

hospital municipal tatuape - São Paulo - Brasil

Autores

RAISSA TECIA RAISSA CARVALHO RAISSA CARVALHO, gustavo dellantonia, daniel sampaio, Diogo molina, Diego Zaidan, Lucio Ravel, Hisashi Aoyagui