CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

OCORRENCIA E PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA COLELITIASE E COLECISTITE NO BRASIL

OBJETIVO

Avaliar as características de ocorrência e o tratamento da colelitiase e colecistite realizadas pelo Serviço público de saúde (SUS) nos estados brasileiros em um período de 5 anos.

MÉTODO

Métodos: Estudo ecológico, descritivo, com base nos dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) entre 2013 e 2017, associado a revisão de literatura nas bases de dados PubMed, MedLine e SCIELO.

RESULTADOS

Ao analisar a plataforma de dados DATASUS, foram observados registros no período de 2013 até 2017. Neste espaço de tempo, totalizou-se, no Brasil, um número de 993.737.174 casos de colecistite e colelitíase, sendo eles prevalentes na região Sudeste 401.199.381 – cerca de 40,32% dos casos. Em relação às internações, a região Sudeste mais uma vez lidera tendo 497.256 internações (39,9%) em cima do montante nacional de 1.246.232 casos, em contrapartida a Norte têm com menor número de internações hospitalares apenas 7,84% do total nacional. Quanto ao sexo, o sexo feminino sobressai o masculino atingindo cerca de 77% de todos os casos. A faixa etária prevalente está entre 50 e 59 anos em todos os anos. Durante esse período de cinco anos, houveram 10.180 óbitos decorrentes da colecistite e colelitíase, sendo 4.513 destes na região Sudeste.

CONCLUSÕES

Entre as regiões brasileiras a de maior prevalência é a região Sudeste. Deve-se notar também que o sexo feminino possui um maior predomínio sobre o feminino. Com isso, é necessário que se busque entender quais as principais causas que levam ao predomínio considerável dessa enfermidade no sexo feminino para que, a partir dessas informações, se desenvolvam estratégias que possam diminuir essas ocorrências.

PALAVRAS CHAVE

Colelitíase; Colecistite; Epidemiologia

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

João Victor Fernandes de Paiva, Matheus Simões de Oliveira, José Gabriel Rodrigues de Carvalho Holanda, Lívia Gomes Ribeiro, Marília Rebecca Ferreira Rodrigues, Valéria Andrade Calado, Francisco de Assis Cavalcanti Neto, Marcos Alexandre da Franca Pereira