CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

DETERMINAÇAO DA PREVALENCIA DE TUMORES INTESTINAIS EM SERVIÇO DE REFERENCIA E AVALIAÇAO DA SOBREVIDA E DESFECHO DO PACIENTE PORTADOR APOS PROCEDIMENTO CIRURGICO

OBJETIVO

O aumento de pacientes oncológicos é um reflexo da crescente incidência de câncer na população em geral. Estimativas do Ministério da Saúde aponta que para o próximo biênio (2016-2017), teremos 600 mil novos casos da doença a qual é considerada a segunda maior causa de mortes no Brasil, com uma média de 190 mil óbitos por ano.
Ao se analisar a distribuição proporcional da ocorrência de casos de câncer na população brasileira, observa-se que o câncer do Intestino Grosso (cólon, reto e ânus), assim como em outros países, encontra-se entre os dez primeiros tipos de câncer mais incidentes. A incidência e mortalidade por câncer de intestino têm apresentado, no mundo todo, uma tendência ao crescimento.

1.1 Objetivo Geral

O presente estudo realizou estudo retrospectivo do tipo corte transversal, avaliando quantitativamente e qualitativamente a prevalência do tumor e a sobrevida de pacientes após procedimento cirúrgico de acordo com o estadiamento feito pelo laboratório de patologia UNIFENAS.

MÉTODO

O presente estudo foi descritivo, retrospectivo e documental, a partir de informações de prontuários médicos e de voluntariedade de pacientes submetidos a exames oncológicos diagnosticados com Neoplasia intestinal. A população-alvo do estudo será constituída de pacientes de ambos os sexos assistidos por um serviço especializado no Hospital Universitário Alzira Vellano. compreendidas na faixa etária acima de 18 anos.
Analise de lamina microscópica e material anatomopatológico no Laboratório de Patologia/S.V.O Alzira Velano, Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Universitário Alzira Velano, e prontuários médicos (SAME- HUAV) no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2017.
Devido ao uso corroborado pela literatura, para avaliação da sobrevida, optaremos por utilizar os métodos estatísticos de Wilcoxon e Kaplan- Meier.

RESULTADOS

Até o presente momento surgiram no decorrer do estudo 139 casos de neoplasias malignas com resolução parcial no procedimento cirúrgico. A grande maioria dos materiais coletados no procedimento cirúrgico justificam metástase a nível de linfonodos, apenas 10 casos com metástase à distância. Diagnóstico de adenocarcinoma moderadamente diferenciado foi predominante, foram diagnosticados com a média de idade de 65 anos. Prevalência maior no sexo masculino. Dados estatísticos ainda sendo revisados, wilcoxon e kaplan -Meier.

CONCLUSÕES

O presente estudo em andamento foi possível perceber o quanto os diagnósticos são feitos tardiamente, o que contribui para a curta sobrevida, uma vez que se tais diagnósticos fossem realizados precocemente as cirurgias teriam potencial efeito curativo de melhor significado. A predominância no sexo masculino levanta hipóteses sobre causas ocupacionais. Além disso, ressalta a necessidade de procedimentos cirúrgicos com maiores número de linfonodos coletados para fins de dignóstico, tratamento e cura. Colaborando para que doenças dessa monta tenham melhor prognóstico.

PALAVRAS CHAVE

Adenocarcinoma, Cólon, sobrevida.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade José Do Rosário Velano - UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Mauricio Daniel dos Santos, Thais Silva Ramos, Francine Neves, Karina Macedo Reis, Marissa Andrade Baldim, Rafaela Rezende do Amaral Naves, Alessandra Cristina Pupin Silvério , Roberta Bessa Veloso Silva