CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: CISTO DERMOIDE PANCREATICO

INTRODUÇÃO

Os cistos dermóide são neoplasias benignas de células germinativas e são constituídos, frequentemente, por tecidos derivados de endoderme, mesoderma ou ectoderma. Os sítios mais comuns são a região sacrococcígea, ovários, testículos, crânio, mediastino, omento ou retroperitônio. Os sintomas são inespecíficos como dor abdominal, náuseas, vômitos, inapetência, perda ponderal. São achados acidentais de exames cujas imagens não são patognomônicas de cisto dermóide. Ao USG é descrito como massa hiperecogênica de margens definidas. Na TC lesões redondas, delineadas, hipodensas. Calcificações internas e periféricas também podem estar presentes. O diagnóstico definitivo e o tratamento são cirúrgicos. O tratamento consiste na ressecção cirúrgica, por drenagem externa, cistectomia, pancreatectomia distal, cistogastrectomia, e enucleação laparoscópica.

RELATO DE CASO

F. M. M. G., 34 anos, sexo feminino, atendida no pronto socorro foi encaminhada ao consultório com dor recorrente em hipogastro, em pontada, de moderada para forte intensidade, associada a náuseas, negou outras alterações, referiu sintomas semelhantes antes de operar de endometriose. Antecedentes Pessoais: Nega comorbidades, etilismo e tabagismo. História de cirurgia de endometriose há 5 anos e retossigmoidectomia por adenocarcinoma in situ em cólon sigmoide 1G1PcA0. Ao exame: Bom estado geral, corada, hidratada, afebril, normocárdica, eupneica e anictérica. Abdome semigloboso, flácido, doloroso a palpação profunda em hipogastro, descompressão brusca negativa, ruídos hidroaéreos presentes. Exames laboratoriais sem alterações. Resultados da tomografia; cistos hepáticos, cisto adjacente ao jejuno proximal retrogástrico, (possibilidade de duplicação entérica), adenomiose, cisto com componente hemático em ovário direito, espessamento dos espaços paracervicais. Eco-endoscopia: lesão de 3,9 cm retrogástrica que não foi biopsiada. Conduta: videolaparoscopia diagnóstica, tratamento da endometriose profunda e ooforectomia direita. Achados: cisto retrogástrico aderido ao estômago e pâncreas, sem comunicação com esses órgãos, com 4 cm de diâmetro, parede regular e sem sinais de degeneração. Anatomopatológico: cisto dermoide. Paciente recebeu alta após 24h, sem queixas de dor durante o seguimento anual.

DISCISSÃO

O diagnóstico das lesões císticas pode não ser tão simples, devido aos diagnósticos diferencias, cujas abordagens devem ser distintas. Os diferenciais de lesões císticas adjacentes ao pâncreas são: cistoadenomas serosos, cistoadenocarcinoma mucinoso e pseudocistico pancreático, além do cisto dermoide cujo erro na abordagem poderia aumentar o risco de complicações. O diagnóstico definitivo é feito com o anatomopatológico a partir da ressecção cirúrgica, que é o tratamento de escolha. A videolaparoscopia tem a vantagem de em uma única abordagem ser diagnóstica e terapêutica para os casos sugestivos de cisto dermoide, com resolução rápida e eficaz.

PALAVRAS CHAVES

CISTO DERMOIDE, PANCREAS, VIDEOLAPAROSCOPIA

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

UNISA - São Paulo - Brasil

Autores

MURILLO DE LIMA FAVARO, ANA PAULA MARCONI IAMARINO, CINTIA MAGALHÃES DA SILVA, JANAINA QUAGLIARELI RAMOS DA SILVA, SILVIO GABOR, MARCELO AUGUSTO FONTENELLE RIBEIRO JR