CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

EFEITOS DA IMUNODEPRESSAO COM TALIDOMIDA E CICLOSPORINA EM TRANSPLANTE INTESTINAL DE COELHOS

OBJETIVO

A talidomida, por seus efeitos antiinflamatórios e imunodepressores, tem sido utilizada no tratamento de doenças dermatológicas e na doença enxerto-contra-hospedeiro no transplante de medula óssea. O objetivo deste trabalho é avaliar a ação deste medicamento como imunodepressor em transplante de órgãos, estudando sua ação isoladamente ou em combinação com a ciclosporina na prevenção da rejeição ao aloenxerto intestinal heterotópico em coelhos.

MÉTODO

Utilizou-se 50 coelhos da raça New Zealand sendo 25 doadores e 25 receptores.
Os animais foram divididos em cinco grupos (n=5):
• Grupo I (controle)-animais não-imunodeprimidos;
• Grupo II (imunodeprimidos com ciclosporina na dose de 10 mg/kg/dia);
• Grupo III (imunodeprimidos com talidomida na dose de 50 mg/kg/dia);
• Grupo IV (imunodeprimidos com ciclosporina na dose de 5,0 mg/kg/dia)
• Grupo V (imunodeprimidos com talidomida na dose de 50 mg/kg/dia associada a ciclosporina na dose de 5,0 mg/kg/dia).
Os medicamentos foram administrados através de cateter orogástrico, a partir do dia anterior ao transplante. Um segmento de alça intestinal de jejuno de 20 cm com seu pedículo vascular foi isolado e transplantado no abdome do coelho receptor com exteriorização de ambas as bocas oral e aboral ao nível da pele. Foram feitas biópsias das neobocas e estudou-se o grau de rejeição ao transplante nos grupos respectivos.
Estudou-se a rejeição e a sobrevida dos animais em relação aos grupos. Para estudo estatístico utilizou-se a análise não paramétrica de Kruskall Wallis comparando-se as médias pelo teste t de Student. Adotou-se como nível de significância p menor que 0,05.

RESULTADOS

A associação de talidomida e ciclosporina apresentou o menor escore histopatológico de rejeição. Observou-se que a talidomida empregada isoladamente ou associada a ciclosporina foi efetiva sobre a rejeição, aumentando a sobrevida dos animais submetidos ao transplante intestinal heterotópico em posição abdominal.

CONCLUSÕES

A talidomida apresenta ação imunodepressora e pode ser uma opção no controle da rejeição em transplantes de órgãos.

PALAVRAS CHAVE

Imunossupressão
Talidomida
Ciclosporina
Rejeição de Enxerto
Transplante

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Henrique Amancio Ferreira, Felipe Carluccio Falavigna, Fernanda de Oliveira, André Álvares Figueiredo Silva , Igor Costa Gomes, Karoline Pereira Reis Vieira de Carvalho, Camila Vieira de Carvalho Pereira Reis, João Batista Vieira de Carvalho