CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA ESPINOCELULAR GIGANTE DE VESICULA BILIAR - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A predileção do câncer da vesícula biliar ocorre na população feminina, preferencialmente em pacientes com idade acima de 60 anos. Em relação a natureza histológica do câncer da vesícula biliar, aproximadamente 98% são carcinomas de origem epitelial, e destes destaca-se 90% como adenocarcinomas. O carcinoma espinocelular puro, uma variante rara, tem uma incidência de 0,1 a 3,3% na população.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 45 anos, com queixa de dor em flanco esquerdo há um ano. Radiografia de abdome demonstrou tumoração em região epigástrica e a tomografia computadorizada confirmou, apresentando grande tumoração no leito hepático. Paciente foi submetido à laparatomia com ressecção cirúrgica. Em anatomopatológico constatou-se carcinoma espinocelular bem diferenciado da vesícula biliar.

DISCISSÃO

O diagnóstico do carcinoma espinocelular de vesícula biliar é de difícil constatação pré-operatória, mas deve ser lembrado nas grandes tumorações em leito vesicular. Seu prognóstico é muito ruim, por esta razão, em sua suspeita é imperativo o tratamento cirúrgico, a fim de se amenizar, sobretudo a sintomatologia do paciente.

PALAVRAS CHAVES

CARCINOMA ESPINOCELULAR, VESICULA BILIAR, LAPAROTOMIA

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

UNISA - São Paulo - Brasil

Autores

MURILLO DE LIMA FAVARO, STEPHANIE SANTIN, CINTIA MAGALHÃES DA SILVA, JANAINA QUAGLIARELI RAMOS DA SILVA, ANA PAULA MARCONI IAMARINO, MARCELO AUGUSTO FONTENELLE RIBEIRO JR